(Pesquisa e Contribuição de Matheus José Mineiro)
Esta mostra terá o intuito de oferecer um leque de opções de trabalhos com novas linguagens poéticas, modernas, contemporaneas, marginais, presentes na vida. Trabalhos criados a partir da amplitude e liberdade de ferramentas sonoras, visuais, artesanais, linguisticas, cotidianas que a poesia oferece pra cada autor e leitor quando relacionada com o tempo em que cada um vive.
Filme de Helena Solberg que conta com opiniões de grandes poetas contemporaneos, nos despertando sobre a multiplicidade da oralidade popular, pondo em cheque o coloquial e o erudito.
O que mais nos instiga é saber que nunca dizemos os pronomes pessoais vós, tu e verbos conjugados eruditamente, mas quando se cria um poema usamos palavras que não fazem parte do nosso contidiano.
INTERESSANTE!
Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;
Vale uma visitinha na pagina virtual do Augusto de Campos:
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/clippoemas.htm
PALAVRA EN-CANTADA
um grande trabalho feito em prol da palavra brasileira
Filme de Helena Solberg que conta com opiniões de grandes poetas contemporaneos, nos despertando sobre a multiplicidade da oralidade popular, pondo em cheque o coloquial e o erudito.
O que mais nos instiga é saber que nunca dizemos os pronomes pessoais vós, tu e verbos conjugados eruditamente, mas quando se cria um poema usamos palavras que não fazem parte do nosso contidiano.
INTERESSANTE!
AUGUSTO DE CAMPOS, POEMA "GREVE",
EXPONDO BEM O CONCRETISMO COM BASES SONORAS
Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;
Vale uma visitinha na pagina virtual do Augusto de Campos:
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/clippoemas.htm
Arnaldo Antunes, em umas de suas performances audio-visuais que o mesmo vem explorando e exercendo maravilhosamente em seus livros. Vale à pena procurar os livros: Psia, ET EU TU, nda, AS COISAS, onde se pode observar a sonoridade de cada núcleo da palavra.
Um poeta que desde os tempos dos Titãs tem buscado dizer o presente.
Vale à pena um passeio pelo site do Arnaldo Antunes. Muita coisa interessante nos links de poemas visuais e digitais.
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