quarta-feira, 4 de julho de 2012

FANZINE - SÉTIMO SARAU HOMENAGEANDO VINÍCIUS DE MORAES


E como tem acontecido através das edições, os fanzines da Confraria da Poesia Informal vêm adotando temas. Para o quinto fanzine,  o tema utilizado faz parte de uma canção de Vinicius de Moraes:

É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE

Sem dúvida, claro que é!!!!

......

Seguindo o Mestre

Eu guardei o poema muito terno
que você escreveu enamorada.
Cada verso uma luz na minha estrada,
cada rima, agasalho em meu inverno.
Consegui afastar aquele inferno
da tristeza que já não mais existe,
pois segui o poeta que persiste
em dizer que é melhor a alegria,
afirmando na sua poesia:
“É melhor ser alegre que ser triste.”

Gilson Faustino Maia
Petrópolis – RJ

..........................

Parodiando o real

Ser alegre é só ser gente
humilde buscar viver
ter guardado docemente
o sonho: “sempre viver”
Viver e não estar vivo
é falso mundo, é real
lutamos contra o crivo
temos que banir o mal
O sonho tem seu caminho
a viagem pura ideal
que nos leva ao nosso ninho

A busca que vai a riste
não teme vai bem no fundo
ser feliz não é ser triste

Rodolfo Andrade
Petrópolis – RJ

........................

Trapézios de emoções
Vivo! Porque antes morto era.
Perdido, não encontrava meus sentidos.
Hoje sou pura energia, alegria.
Luz...
Imensidão...
Sorrisos atraídos dos imãs da
Mais pura poesia.
Sou trapezista, onde pulo
No palco da vida,
Vivendo simplesmente da mais
Pura emoção;
A arte de simplesmente
Viver, pois como dizia Vinicius:
‘’ A vida é arte do encontro.”

JG Poeta da Alma
São Paulo – SP

........................

Viver com alegria

Ah!Como seria bom se enxergássemos alegria nos gestos mais simples...
Seria assim...
Alegria ao ver o sol nascer;
Alegria ao admirar uma bela flor;
Alegria ao sentir o sabor do mel,
ao tirar os sapatos que apertam os dedos do pé,
ao deitar-se para um cochilo;

Alegria em...olhar para o sorriso inocente de uma criança,
receber um abraço amigo,
beijar quem ama(amá-lo como se fosse a última vez !)
Alegria ao assistir a um filme que encante.
Viajar para terras distantes,
Alegria ao ler e imaginar e sonhar...
Alegria em viver...simplesmente Viver!

Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo – SP

.......................

É melhor ser alegre, sempre!

A benção à minha alegria
que faz nos meus dias a vida melhor
Na terra em que o choro é melodia
O canto é poesia do poeta maior

A benção à toda a beleza
Que a natureza deixou para a gente
Encarna a visão da magia
Encantando meus dias
Enfeitando o presente
A benção poetinha, que vagueia
coberto de estrelas
com rimas pra sempre sonhar
Versando pra sempre bonito
Vivendo Vinicius
Não deixando a tristeza entrar

Nívio Gaspar
São Paulo – SP

.................

Que seja

Que seja brisa e reacenda as brasas
Que estimule o ruflar de minhas asas
Que seja ousado ao me acariciar
Me provoque arrepios, me faça delirar
Que faça meu corpo inteiro arder
Que não perca a ternura ao me envolver
Que revele suas mais profundas intenções
e nos permita vivenciar loucas sensações
Que seja a perfeita união de corpo e alma
momento de aconchego, prenúncio da calma
Enfim, que seja o que tiver que ser
e antes mesmo do dia amanhecer,
minha poesia a de Vinícius se misture:
"que seja eterno enquanto dure"...

Elciana Goedert
Curitiba – PR

..........................

Muito melhor!
Brindei nosso final com espumante
Servido em fina taça de cristal
Guardei qualquer vestígio da estante
E dei por encerrada a questão
Porque não se explica amor errante
Porque não se alimenta ilusão.

Aumentei o volume da vitrola
Coloquei uma roupa colorida
Borrifei pelo ar uma essência
Cuidadosamente escolhida
Porque amores morrem
Mas o que vale é o que fica: a vida!

Sorri para as lembranças já passadas
o passado que foi ontem não resiste.
E repeti a lição bem decorada
da bíblia abençoada dos amantes
que amarão até morrer mil vezes.
É sempre melhor ser alegre ao despedir-se
que chorar, eternamente, triste!

Catarina Maul
Petrópolis - RJ

..........................

é melhor
ser alegre
no braço
da morena
que ser triste
procurando
em tantas
o que só pode
me dar
essa pequena
nessa pele
nesse beijo
nesse corpo
vejo que a vida
ainda vale a pena

Alex Avena
Petrópolis - RJ

..........................

Eu fui feliz nessa vida!
Um sorriso de alegria no rosto
Um olhar de imensa afeição
Um gesto, um aroma, um gosto
Felicidade e amor no coração!

A vida é sempre mais completa
Quando regada com amizade
É destino e obrigação do poeta
Viver com alegria e humildade!
Mulheres, futebol, verão, piada
Amor, versos, samba, dança
Festa, sorriso, paixão, risada
Música, restaurante, vida mansa!
Cantar a alegria da vida é viver
Cada dia como se fosse uma despedida
Para no fim dos dias poder dizer:
- EU FUI FELIZ NESSA VIDA!

Filipe Medon
Petrópolis – RJ

..........................

Você me faz feliz
Poesia é a palavra mais sentida de um texto...
Como se fosse uma verdade que roubamos de um sonho,
Com um pequeno toque de saudade.
Além de um início e de fim, a saudade faz lembrar você!
Nomeação evanescente do que não se ousa dizer...
A poesia não é para o subterfúgio intrínseco das falas;
Escreve do encantamento, na vida e na alma indolente.
Compõe-se de palavras mais que sentidas.

Sabemos que no amor toda palavra
Nasce de forma onírica do acaso...
E o acaso é um fato nobre e descuidado,
Que não fere um coração apaixonado.

É fato que sozinha a poesia nunca se inventa!
E que minhas palavras são de um aprendiz...
Mas estou sonhando consigo de novo,
Porque eu sei: Só você me faz feliz!
(A poesia é o estágio mais indolente do amor).
Carmem Teresa Elias e De Magela
Rio de Janeiro – RJ e São Paulo - SP

..........................

Sol de Ipanema
É melhor ser alegre,
De frente pro mar,
Todo dia adimirar,
Aquela morena,
Com o corpo dourado,
No sol de Ipanema...
Do que ser triste,
Na mesa do bar,
Esperando a chuva passar,
Até ela passar...
Aquela morena,
Com o corpo molhado,
Na chuva de Ipanema...

Felipe Quirino
Rio de Janeiro - RJ

..........................

Alquimia

Quando a lágrima teima em descer pelo meu rosto
Feito cachoeira
Quando a dor no peito é tão forte
Que penso que vou morrer
Você chega
E assim de mansinho
Com seu jeito de menino maroto garoto
Vai fazendo uma alqumia em mim
A dor cessa
A tristeza
Ah! a tristeza se transforma numa alegria menina sapeca
Querendo sorver tudo de bom que a vida com você tem pra dá
As contas, problemas e crises existenciais ficam do tamanho de uma mostarda
E seguimos juntos com seu olhar me dizendo
Que é melhor ser alegre do que triste.

Jane Marques
Petrópolis - RJ
..........................


A luz da minha melodia...

Um dia, contrariando a tristeza, fui o branco rabiscar...
E vendo nas folhas beleza, a vida eu me pus a cantar...

Quando em mim nasce poesia a dor não mais existe.
É como já dizia O Poeta: “É melhor ser alegre que ser triste”!
E a Autora aqui completa: onde há poesia a tristeza não resiste!

Mãos dadas com o acaso, costas pra tristeza... visto fantasia!
Não importa o quão árduo se o caminho trouxer poesia!
E quando trouxer poesia, é por satisfação um caminho de alegria!
... Cantar que embala os anjos numa eterna melodia!

Luana Lagreca
Petrópolis - RJ

......................



Alegria é perceber a vida
Em cheiro , em forma , em cor
É inalar o tempo gota a gota
Afagar sem afogar
É um instante a mais 
Um viver pleno
Um delírio fluorescente
Uma teimosia que se repete em mim
Que se precipita numa só crença
...”É melhor ser alegre que ser triste”...
Ana Lucia Souza Cruz
Rio de Janeiro - RJ


.............................


“É melhor ser alegre que ser triste”
Mas quem é que resiste?
A tristeza é um olhar cinzento, ansioso por cores
Ela trabalha por trás dos bastidores
Mas é da alegria o palco principal
A alegria é dialogal
Ela fala com o olhar, com o sorriso, com o balanço
Alegria tem gosto bom, a tristeza tem um ranço
Mas quem é que resiste a uma dose de tristeza?
Ela é o alerta que busca maior inteireza
“É melhor ser alegre que ser triste”
Pássaro algum se contenta com um pouco de alpiste
A alegria ganha o céu e se lambuza num banquete formidável
A alegria é um pássaro lindo, admirável!

Vivi Noel
Petrópolis - RJ

........................

Paradoxal

É melhor ser alegre
que ser triste diz a canção
então, penso:
Sou alegre por opção
Mas há tristeza sim
neste coração que 
ainda bate amiúde...
E talvez em vão.

Coisa boa é felicidade
Coisa boa é vida, bem vivida...
Plena e absoluta.

Para quem teve a sorte
de se livrar morte...
O “prêmio” 
Vida.

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ


.......................



Melhor ser feliz que ser Triste 

Vou é voltar a fumar
Tatuar teu nome no meu braço 
Escrever para a velha trupe se reunir 
E assim ser feliz como nunca fui antes 
Jogar tudo para o alto, viver por um sonho.

Vou beber vodka barata até anoitecer 
Afogar-me em uma piscina de prazer, 
Em gozos incontáveis com ou sem você 
E dana-se o mundo se vai pensar bem ou mau
Pois de mim sei eu 

E desculpem a palavra
Mas cuide-se, vou é procurar um motivo a mais. 
A mais para viver 
E feliz ser a cada dia 
Que puder te ouvir, te ver, te sentir.

Jorge Augusto Goettnauer
Petrópolis - RJ


.......................



Ofegante pela felicidade

Tristeza e alegria 
não são oposições pra melhoria.
O que fazer pra permanência?
O que traz a alegria?

Vêm aqui sabedoria,
Me deleite com o nada,
desenhos do céu
beleza da noite-dia.

Sempre propostas,
presentes no dia a dia
de quem goste e não goste
Palavras rebuscadas,
Confundindo a melodia

Doce saboroso,
No degustar a alegria
Me encho e empantufo 
E quando acaba a agonia

Peso exagero
Por querer todos os dias
Gula pelo sol,
Prazer na ousadia
Fome pela noite do amor de um longo dia

Cansado indolente,
depois de muito realizar 
vou fechar os olhos, preciso descansar
Para que o silêncio no escuro eu possa namorar

Então o que é?
O que vem ser a alegria?
É vontade cessada 
Ou a tristeza das vontades persistentes em minha vida ?!

Nós.


Bianca Leticia Vale
Rio de Janeiro - RJ


...............................



Melhor ser alegre que ser triste

Não escolhi essa tristeza
Fiz escolhas mas não essa
Falo isso com certeza.
E essa dor que não cessa !

No emaranhado do tempo
O nó de um sentimento
Pode perdurar e ser tormento.
Até que venha novo momento.

Tempo, novo movimento.
Alegria tardia, mas presente.
Novo ar , novo elemento
Coisa de gente que sente.

Quando lembro do poeta
o homem que um dia disse:
"É melhor ser alegre que ser triste".
Afirmando o bem que existe.

Vania Barreiro
Rio de Janeiro - RJ


..............................



Levo a minha vida 
seguindo os conselhos do velho poeta, 
pensando que a alegria 
pode sempre superar qualquer problema.
Não ficamos alegres com tudo que nos acontece, 
Mas às vezes é legal até mesmo a ilusão
De que tudo é uma má fase
Que não vai durar para sempre.
E quando não conseguimos algo
Nem sempre é tão ruim
Já que o que é nosso ninguem tira.
As oportunidades nunca terão fim...
A vida é bela e passa muito rápido.
Demais para ficarmos tristes por ai... 
Então, eu prefiro sempre sorrir!

‎João Pedro Gomes
Petrópolis - RJ


.......................



Por que ser assim tão triste?
Levar a vida vazia?
A melhor coisa que existe
É cultivar alegria!

Jussara C Godinho
Caxias do Sul - RS


.............................



A vida é única. Então para que viver na tristeza? É fato que qualquer caminho que trilhemos, dificuldades serão encontradas, gerando algum tipo de tristeza. Ficar tristes as vezes é normal. Ainda mais em um mundo tão individualista em que vivemos. Mas, se ser infeliz é o sintoma universal, então sendo feliz você se torna o remédio da humanidade. Saber encontrar a felicidade nos pequenos gestos, nos pequenos detalhes, como admirar um pôr do sol ou um sorriso sincero e amigo, o torna um sábio. Pois, só um sábio sabe viver com pouco e ser feliz.

Léo Martins
Petrópolis - RJ


........................



Sorria para vida 

Para que ficar chorando
Não é melhor sorrir 
Do que ficar ser lamentando 
Por coisas tão banais?
Como ficar triste
Só por que não tem dinheiro 
Para comprar roupas 
Ou ir em lugares elegantes
Existem vários motivos para sorrir 
Por estar vivo e cheio de saúde 
Poder acordar todos os dias 
E viver a luz do sol 
Sentir o ar puro das matas 
Sentir os aromas das rosas...
Que perfume.
Ainda mas o nosso mundo 
Que é tão admirável 
Que foi o melhor presente 
Que o nosso pai celestial
Fez para nos alegrarmos
Então para que ficar triste 
Com coisas tão banais 
E ficar aborrecido ou magoado?
É muito mas fácil fazer 
Uma pessoa chorar 
Do que fazer uma pessoa sorrir
O mais importante é sempre estar alegre
Do que estar sempre triste
Se a vida proporcionar 
1000 motivos para chorar 
Mostre a ela que você tem 
2000 motivos para sorrir

Alan Bastos Lima
Petrópolis - RJ


.....................



É melhor se alegre que ser triste

na grande Dialética da vida
decidi ser feliz por opção
se a tristeza insiste atrevida
não vai me deixar na solidão

perdoa-me, Poetinha querido
é claro que a vida é boa sim
mas de uma coisa eu duvido
Felicidade... também não tem fim

se teimosa a solidão insiste
ela vem e me faz companhia
é melhor ser alegre que ser triste
verdade que encontrei na Poesia

Luciana Cunha
Petrópolis - RJ


.......................



(in)verso

Tomo como meus 
os versos tristes.
Alegria só se faz 
ao lembrar em nostalgia 
que pra ser alegre 
tive que ser triste.

Malmal
São Paulo - SP

Um comentário:

Maria Emilia Xavier disse...

Parabens Gilson, mais uma maravilha. A pagina ficou linda com tantas Poesias belas e inspiradas.