terça-feira, 25 de junho de 2013

Desafio "Escrito nas estrelas"


Astrologia: palavra que deriva do grego 

 

                                    astron = astros, estrelas, corpos celestes 

                                    logos = estudo. 

 

Esta é uma prática que encanta o ser humano desde os primórdios, quando ainda era ligada a religiosidade. 

 

Sua crença baseia-se na influência hipotética da posição dos astros sobre a personalidade e as relações entre as pessoas. Carl Jung em seus estudos chamava a este conceito de sincronicidade.

 

Entre nossos poetas, os inúmeros diálogos acerca dos signos, das conjunções astrais e das influências dos mesmos sobre a terra e seus habitantes, acabaram gerando mais um desafio:

 

"Escrito nas estrelas"

 

Confira as belas poesias que surgiram...


**********

Escrito nas estrelas

Verdade, estava escrito nas estrelas
Que iríamos um dia nos encontrar,
Olhar nos olhos bem fundo... E amar...
Viajando no céu,... Só para vê-las!

Olhar para o teu amor infinito...
Vibrar com o azul deste lindo mar,
Que é este amor qual só há em teu luar...
Mergulho quão profundo... És tão bonito!

És a fonte de luz do firmamento,
A palavra bela em meu pensamento...
És meu tudo, meu nada, meu desejo...

A minha energia; és tudo que almejo...
Não sou nada sem ti, ó meu grande amor!
Então diga que me amas, por favor!

SOL Figueiredo
Campos - RJ

********** 


É assim

Vagando sem paradeiro certo,
qual nuvem no céu imenso,
te vi deusa da vida
sem medo de viver o amor

obscuro, abstrato, obtuso
que mesmo sendo mortal,
para sempre é infinito.
Pois o que vale viver sem amar?

O achado sem porque se perdeu
evaporou sem razão,
buscando achar o certo,
não achei mas valeu.

Cada segundo era o mais importante,
era feito para amar,
mesmo que pouco o tempo
o amor era eterno.

Busquei achar em você
a deusa de sonhos proibidos,
tudo foi eterno, intenso
estava escrito nas estrelas.

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ

**********

Escrito nas Estrelas

Os céus com suas estrelas iluminam as noites escuras.
Em contraponto à penumbra, iluminado as ruas.
Aparências de Universo, onde tudo em um só, tudo combinado em um.
Na totalidade do espaço e tempo - "Unvorsum".

As noites estreladas iluminaram as mentes de humanos curiosos.
Construíram naus e saíram em busca de bens preciosos.
Os mares refletindo as estrelas e luas nas multi marés.
Seguindo as estrelas, voaram mar a dentro, inundando os pés.

Os gregos se espantaram com a perfeição dos cosmos.
Os aventureiros navegaram sob a orientação dos astros.
A diversidade da vida na terra conheceu sua linguagem.
Catalogando as espécies vivas, identificando cada linhagem.

Se navegar é preciso!
Comunicar-se com as estrelas, começa com improviso.
Retirar das estrelas a fala oculta é transcender.
A linguagem das estrelas a nos absorver.

Inspiraram trovadores e poetas.
Fazem palco aos amores e festas.
Registraram plantações e colheitas.
Marcam nas comunicações as interações mais perfeitas.

Escrito na estrelas as paixões perdidas.
Escrito nas estrelas as dimensões não medidas.
Os Amores escritos nas estrelas.
A grandeza de Deus escrita nas estrelas.

Luís Antônio Santos
São João del Rei - MG

**********

Escrito Nas Estrelas

Estava escrito nas estrelas
todos os nossos desencontros
cheguei linda e ligeira
mas o ônibus? já havia passado no ponto.

Estava escrito nas estrelas
a nossa desconjunção dos astros
você nasceu na rua das flores
e eu na cidade dos aços.

Estava escrito nas estrelas
essa triste realidade
você feliz não me dando trelas
eu triste chutando pedrinhas na cidade.

Estava escrito nas estrelas
todo esse inferno astral
Eu pintando uma linda aquarela
e você borrando tudo no final.

Estava escrito nas estrelas
que eu nunca seria musa
que das suas poesias
nem mesmo uma mitológica medusa.

Rogéria Reis
Rio de Janeiro - RJ


**********
A história de uma filosofia escrita nas estrelas:
Uma das muitas exceções que farei à inconsciência:


Quando não vem do homem,
A inconsciência é sempre mais bonita
Do que qualquer consciência.

Tomei consciência disso
Quando comparei, da sacada da minha casa,
A inconsciência física das estrelas
Com a vontade incomensuravelmente ínfima
Dos postes de iluminação pública,
Feito pobres vaga-lumes elétricos,
Imitando aquelas pequenas e infinitamente
Grandiosas
Gigantes do universo...

Baron André De Castro de Sealand
Cruz Alta - Rio Grande Do Sul


**********

Eterna musa

Era um céu bem azul de juventude...
Era o mar, verde mar, cor da esperança...
Era o passo viril, a confiança,
na mente uma constante inquietude.

Um pedido de fé: - Que Deus me ajude!
Um olhar a ferir-me mais que a lança.
Hoje um fato guardado na lembrança,
um filme que passou e ainda ilude.

Um sonho, um lindo sonho, que ternura!
Uma musa, perfeita criatura,
mas não posso, num verso, descrevê-la.

Um retrato em minh’alma bem guardado,
um segredo de amor não revelado,
escrito eternamente nas estrelas.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ

**********

Escrito nas estrelas

Jurava que estava escrito
bem dentro da constelação
algumas palavras de ordem
muita paz ,muita união

Que nada atrapalharia
nosso grito de alerta
deixando a vida mais leve
e uma porta entreaberta

Lá no meio das estrelas
entre a terra e o mar
na luta por algo melhor
reinando o verbo amar

O país agora exala
uma tal renovação
gente que grita,não cala
para salvar a nação

E no meio das estrelas
uma luz assim destaca
é o povo brasileiro
refletindo a própria massa

Fernanda Forster
Petrópolis - RJ

**********

Escrito nas Estrelas

Numa viagem astral sob um mar de estrelas
Você saiu de dentro das ondas e me tirou pra dançar
E as estrelas também querendo bailar vieram atrás de mim
Então você me disse: “Que bom você aqui.”
E eu falei : “Vamos dançar para limpar a dor do mundo?”
E você , natural como é, se expandiu em alegria...

Fundimos nossa energia no mar ligado a nós
...as estrelas nos envolveram na mais perfeita harmonia
Sim, e nesse instante nos projetamos em eflúvios de cores
E dançamos sobre o mar de estrelas
Que se fizeram chão
para conosco serem levadas a cada coração que de tristeza padece...

E sob uma Lua Cheia nós falamos aos homens.

Ana Lucia Souza Cruz
Campos dos Goytacazes, RJ

**********

Joia Entre as Estrelas

Estrelas
Brilharão
A te adornar
Joias do Universo
Em noite em alto-mar

Alta alma de mim em luz te irá tocar
Em beijos te aplacará
E a Lua...
_Cristal assoprado por teus lábios_
Refletirá o Amor
De volta às estrelas

Calar-se-á o Universo
Até reaprender a iluminar o céu
Ofuscado por tanto amar...

Carmem Teresa Elias
Rio de Janeiro - RJ

**********

Escrito nas estrelas

O sol se põe, lá vêm elas uma a uma acanhadas.
Ocupando seus lugares rematando seus brilhos
Maquiam-se para a noite como gotinhas aladas
Nas composições do poeta elas são estribilhos.

Dadas em presentes, diversos são seus donos
Em noites de céu limpo praticam ciranda à lua
E cada uma, uma estória, isenta dos abandonos
São versos anexos no além, vistos aqui da rua.

Um conjunto impecável de luzinhas reluzentes
A cada pontinho desses foi feito uma gravação
Um “eu te amo”, um “para sempre” aderentes.

E lá nas estrelas está escrito sim, eu já fiz isso.
Gravei em neon rubro o meu amor no cruzeiro
Dei-te presente; que selou nosso compromisso.

Raquel Ordones
Uberlândia - MG

**********

Deus Escreveu nas Estrelas

Fica comigo!
O que rola entre nós
É mais que uma simples paixão...
É o destino!
O corpo treme, perco a voz
E bate forte o coração...
Fica comigo!
Em minha vida inteira
Jamais amei assim...
É o destino!
Deus escreveu na estrelas
Que você nasceu pra mim...

Felipe Quirino.
Rio de Janeiro - RJ.

**********

Ciúmes de Marte

Ter ciúmes é por demais arriscado,
Confessa-se a emoção...
E no espaço é lançado:
Voo extremamente em vão!

Apreciadores no mundo
Que ficam de olho nos eventos raros,
Fenomeiam o que há de ser observado
Em cada segundo, até mesmo Marte.

Há amores que são escritos nas estrelas, por seu anonimato!
Precisam que se esconda o horizonte.
Há amores de raro prazer e do mesmo fato:
Constelação que arde e queima, calor que não se interrompe.

Roma Magela e Carmem Teresa Elias
SP - RJ

**********

Superfície Estelar

Meu amor tem nome.
És teu o meu mar.

Me amor tem marca.
Anéis dourados a nos deliciar.

Um amor de lunas.
Dançarinas nuas.

Amor via láctea.
Quando me circulas alma.

Amor zodiacal.
Virtual e textual.

Amor de salpicadas.
Estrelas meninas.

Despido amor.
Real,acolhimento sexual.

Amor dimensional.
Diagonal.

Astros geram.
Nosso despudor.

Hora do rito.
Voo de Pégaso.

Nossa entrega triunfal.

Regina González
Rio de Janeiro - RJ

**********

Ardor

Sentir você
Me faz nadar contra a correnteza da dor
Alcançar as constelações
E escrever poemas de amor
Amor
Que, escrito nas estrelas
Cura o dissabor
Irradia contentamento
No Florescer do ardor
No deleite do nosso leito.

Jane Marques
Petrópolis - RJ

**********

O que foi escrito para nós?

Em noite de lua cheia
Para passar o tempo
Eu conto estrelas no céu
O tempo passa
A saudade não
Tento ler em cada estrela
O que foi escrito para nós
Mas o brilho intenso de cada uma
Ofusca meu olhar
É tanta beleza na nossa história
Que me perco a sonhar
Com momentos já vividos
Fecho os olhos por um segundo
Foco em seguida na grandiosa lua cheia
Ali fico a admirar e a lembrar
O teu doce olhar...

Mary_Mariana de Oliveira
Petrópolis-RJ

**********

(Pensando em amores que acabam....)

Hidrocor

Escrevi teu nome numa estrela
Querendo guardá-lo eternamente.
E assim, sempre que me punha a vê-la,
Mesmo que distante, incandescente
Parecia que te lia, mesmo ausente.

Escrevi com caneta hidrocor
Mas caiu sobre nós a tempestade
Vi teu nome escorrendo, num borrão
Vi sumindo, lentamente, a direção
Na estrela só a marca da saudade.

Escrevi teu nome numa estrela
mas o destino não nos aprovou
e meu manuscrito em neon ele apagou.

Catarina Maul
Petrópolis/RJ

**********

Previsão

Nem sonhava viver amor tão lindo
Despido de pudores, puro, intenso
Daquele que nos faz viver sorrindo
Apesar de ser completo contrassenso

Destes amores que dispensam cautelas
Um sentimento que não nos traz ilusão
Que além de estar escrito nas estrelas
Também está tatuado em nosso coração

Visto nas cartas, e até na minha palma:
"Amor impossível, fora do seu alcance"
Mesmo assim, brotou, invadiu minh'alma

Sei que amar assim nunca foi em vão
Poderá transformar-se num belo romance
E pra outros amantes, será inspiração

Elciana Goedert (Ciça)
Curitiba - PR

**********

Escrito nas estrelas

Procurando por galáxias
encontrei uma vertente de águas claras
numa montanha celeste
e atravessando por veredas raras
avistei letras luminosas no livro estrelar.
No registro daquela constelação,
as minhas emoções foram tão fortes
que em vão tentei contê-las.
A minha viagem virou contemplação
ao descobrir agora que meus sonhos de outrora
estavam escritos nas estrelas.

Veronica de Mello
Petrópolis - RJ

**********

Intensivo Pulsar

Como um ronco espacial. Estrondante e ensurdecedor explodir.
Invade meus olhos a mais bela luz do universo. A poeira do cosmos que decide se mostrar presente.
Explode estridente em conjunto os passantes corpos que flutuam por ali.
Ceguei-a-me os olhos e encantam-me a alma. Tão belas luzes em conjunto.
Vistas de baixo, formam um imenso e inacabável tapete, que se mostra singelo em intensas estampas num profundo azul escuro.
Intensivo pulsar ao olhar, corre de meus olhos uma esperança. Um pedido cabido a elas, lágrimas que diminuem a distancia do olhar intenso das pedras brilhantes que flutuam acima de minha confusa cabeça.
Já tanto tempo olhando sem piscar, piscam-me as estrelas. Que explodem cada vez mais intensamente ao acompanhar de minhas expressões.
E no meu último suspiro em olhar pro céu, explodem-se junto com as estrelas, as dimensões. Que se mixam, embaralhando todas as formas e jeitos de se ver uma luz distante no céu.

Bia Lima
Petrópolis - RJ

**********

Explodir estrelas

Estrelas caiem queimantes, ardendo aceleradamente como passos em direção oposta
Estrelas caiem do céu em gritos agudos, em explosões de vidas entrepostas
Permitindo ouvir cada passo invisível por de trás de uma madrugada fria
Dos fantasmas infiltrados em gélidos toques que ninguém via
Rumando pelas vielas, olhando para trás em meio à rua vazia,
Sobre estrelas em braços de quem jamais me sentia
Estrelas caiem do céu sob o verso em que ali escrevia

E ao pico explosivo do brilhar de outras estrelas passeantes
Admiro a luz que cai prata sobre orvalhos verdejantes,
E sob a memória de teu olhar frio e sonhos inconstantes
Estrelas caiem sob um fio de nossos sonhos errantes,
Amantes do tempo, em segundos de teus intocáveis instantes

Sigo a admirar o brilho de estrelas em memória do que era esquecido
Sabendo que o brilho que sigo, pode a milhares de anos ter se tornado pó
Pois a distância em anos luz cria ilusão de brilho, explodindo em poeira,
Arrancando um fio são de uma nota inteira, em um universo tocado em dó,

E sigo só, ao admirar o cair de uma estrela, que pode não existir,
Tão longínqua que ao se esvair explodiria sem mostrar-se por dentro
E em meu próprio tempo, em meu ano luz me esvaio sem poder sorrir,
pois a cada estrela que ruir, em seu brilho torpe grita explosiva que me lembro.

Fernanda Lyra
Petrópolis - RJ

**********

Alma Gêmea

Olhando às estrelas no céu,
o casal de namorados ligava os pontos brilhantes,
brincavam de escrever, pontilhar
palavras e juras de amor.
Todas as noites inventavam poesias
que saíam como magia da ponta de seus dedos.
Muitas das poesias que estão escritas nas estrelas,
somente eles podem ler: são segredos de amor.
Mas, eu sei que a constelação de “gemini”
é uma deliciosa poesia que fala sobre a alma de deles.

Helô Strega
Petrópolis - RJ

**********

Entre ver estrelas

A boca noturna
Despeja os lumes
Quais letras vivas
Simbólicas sinas
Do único verso
Do tão universo.

Pontos difusos
Palpitam, ufanos
Em faróis antigos
Que se (re)alinham
Alegorias zodíacas
Contando versículos.

Os olhos dos reis
Dos magos e pobres
Se vestem de enlevo
Profecias divinas
Arranhando vidas
Polindo a morte.

E se uma estrela
Nos destina – oh!
A lua canta e o sol
Se encima, amorosos
Porque todo homem
E toda mulher é uma.

Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis – RJ

**********

Escrito nas estrelas

Que estranho isto
Que estou sentindo
Nesse momento
É muito intenso
Esse sentimento.
Até engraçado
Pois é a primeira vez
Que cruzo o seu caminho.
Mas já sinto  por você
Um sentimento tão forte
Ao ponto de sentir
O meu coração bater
E a minha alma sorrir.
A única explicação
Que tenho para o amor
Que estou sentindo neste momento
É que já estava escrito nas estrelas.
É por esta razão
Que este amor não
Começou aqui:
Ele já estava escrito
No Livro da vida
Nele estava registrada
 A nossa história de amor.

Alan Bastos Lima
Petrópolis - RJ

3 comentários:

Solange Figueiredo disse...

Obrigada pelo carinho de sempre! Bjus SOL

Gilson Faustino Maia disse...

Acredito, verdadeiramente, que o Universo seja um imenso gravador registrando os nossos sonhos, os nossos pensamentos. Assim sendo, fico imaginando: no arquivo destinado ao amor, quanta coisa linda deve haver arquivada desde que o mundo é mundo e que o amor existe. Vale a pena olhar o céu e tentar adivinhar.
Ficou show, poetas!

Helô Strega disse...

MARAVILHA!!!! BJUS HELÔ