quarta-feira, 12 de junho de 2013

Desafio do dia dos namorados


É dia dos namorados!! E nada melhor que poesia pra comemorar o amor entre os casais, não é?  Por isto, nossa confraria se fez presente também nesta data tão especial, onde celebramos o amor. E tudo começou com a sugestão do confrade Roma Magela para a líder deste grupo, Catarina Maul. 
Tema proposto, desafio lançado, e aqui estão
as maravilhosas criações destes poetas:

**********

Minuto a minuto olhava sua "caixa de mensagens".
A distância parecia não existir, então, enamorado, ele sabia: todo dia era dia!

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ

**********

Enamoro teu jeito,
Enamorante sou,
Luz de velas,
Beijos,
Caricias,
Em leito de amor.

Tragas o vinho,
Entro com o ninho,
Esqueçamos,
O tempo,
O vento,
Abusemo-nos de amor...

Regina Gonzalez
Rio de Janeiro - RJ

**********

Surtando

Dia 12 de junho, e eu solteira
Tudo bem, nem tô me importando
Nem tive que abrir a carteira
Fico aqui sozinha, divagando

Bem, prefiro nem de casa sair
Ligar a televisão, rádio? Não!
No facebook pra me distrair?
Oh meu Deus, que aflição!!!!

Tudo contaminado, parece complô!
Tento esquecer, mas é impossível
Daí não é pra ficar borocochô*?
Assim não dá! Fico sensível...

Pra ajudar, vejo o ex com outra!!
Parem tudo!! Quero sair daqui!
Falar pros amigos: "eu tô noutra"
Ah, vou é pruma estação de esqui!

Quem sabe eu esfrio a cabeça
Paro de pensar em namorado
Ou não há o que me impeça
De logo cometer um atentado!

Mas se hoje estão tão vibrantes,
Me ocorreu... Não!! Jamais!!
Imagine no dia dos amantes?
Socorro!!! Tragam meus sais!!

Elciana Goedert (Ciça)
Curitiba - PR

* borocochô = triste, desanimada, apagada, sem entusiasma, deprimida

**********

Diálogo do corpo

Te toco
Suspiras
Me tocas
Esmoreço
Te olho
Incendeias
Me olhas
Incandesço

Te sinto
Me sentes
Por ti
Meu corpo
Palpita
Se choras
Entristeço
Se ris
Minha alma
Brilha

Cleide Jean
Petrópolis - RJ

**********

Quem Ama Liberta

Disfarçada, ela estava na floresta.
Lugar lindo, ou agradável, não sei.
Sei que havia...
Certa felicidade no ar.

Veio ao seu encontro um tocador de flauta,
Cuja saudação era uma doce música.
Tocava e atrai pássaros...
Que o acompanhavam na melodia.

- O que faz, linda senhora?
- Procuro alguém que queira se apaixonar.
- E isso é bom?
- O amor quando é verdadeiro coloca a felicidade em seu lugar.
- Como sabe?
- Vou te contar um segredo; cuido da natureza e suas fraquezas.
- E qual seria a minha fraqueza?
- O amor!

De Magela /Carmem Teresa Elias
São Paulo / Petrópolis - RJ

**********

Eterno amor

Tiveste tudo para ser feliz;
quando eras nova, ó céus, quantos passeios!
Quiseste o meu amor, também te quis,
aqueci teu viver, os teus anseios.

O tempo foi passando e tu fugindo...
Crescendo a cada dia em esplendor.
De longe ao ver o teu olhar tão lindo,
crescia em mim um fogo, imenso ardor.

E ficaste tão linda, tão formosa!
A teus pés, pretendentes bem diversos
que te deixavam mais e mais vaidosa
com galanteios mil, com lindos versos.

Mas a vida é assim, termina um dia
aquele brilho, o lindo caminhar.
Termina o galanteio, a poesia
e míngua a sedução, cessa o cantar.

Será, meu Pai, que tu puseste à prova
o ardente coração deste Teu filho?
Que seja a minha amada sempre nova,
num doce caminhar, no eterno brilho.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ

**********

Aos amantes, aos eternos namorados.

Do sussurro guardarei o arrepio
Na língua o teu sabor
Na pele, o suor e o calafrio
E gemidos que encheram o vazio

Pernas e dedos entrelaçados
Nos braços nos encaixamos
Os músculos agora exaltados
Janis Joplim tocando

Como pode um olhar penetrar-me a carne?
Me conheces bem, cada pedaço de mim
Agora que fui tua, não saberia ser de mais ninguém.

Monique Rossi
Petrópolis - RJ

**********

Capricho da paixão

Tinha dezenove anos e,
Nunca se apaixonara.
Gostava, na faculdade,
De mistura-se aos mais velhos,
Coisa que o deixava deslumbrado.

É que os veteranos gostavam de colecionar.
Colecionavam Tudo em apostas...!
Apostavam motos e suas roupas.
Apostavam as coisas mais loucas, inclusive garotas.

Para entrar no grupo, precisava ser testado.
Teria que sair com a menina mais nova, a de cabelos cacheados,
Que estudava na sala ao lado.
Não só sair! Teria que seduzir.

Quer melhor atribuição que aquela?
Um homem nasce para seduzir e possuir...
Não precisaria de ajuda, pois o que mais se aprende,
(No mundo) é iludir!

Fez contato.
Sorriu, agradou.
Colocou seus livros de lado...
Investiu, tentou.

Fosse a paixão algo fácil de enganar!
Fossem as emoções mensurais aos corações desgarrados!
Fosse o destino não brincar com a vida!
Pelo desprezo dela, ele é quem ficou apaixonado.

Roma Magela/Carmem Teresa Elias
SP / RJ

**********
Nosso carinho aos enamorados, como nós, nesse dia dos NAMORADOS 
que deve ser TODOS os dias!

Riso Verde
(Poema dedicado à Almir Tosta, meu eterno namorado!)

Quero brilhar na manhã de teus olhos
Orvalhar o despertar do riso verde,
No espaçar dos lábios que eu molho
Só pra mitigar a minha sede.

Quero fazer de teu mundo meu vergel
Desabrochar pétalas de nuvens empíreas
Aromatizar os caminhos dos céus
Por onde acasalaram nossas vidas

Quero segurar o crepúsculo
Para meu dia não dormitar em ti
Realçar os traços rubros
Que nos apontam o porvir

Quero seguir contigo
Sem sair de mim
Alcançar o paraíso
Estando aqui

Ivone Alves Sol
Petrópolis - RJ

**********

Namorar...

Vamos namorar a vida
ser amantes da alegria
nos relacionar com a paz
abraçar a amizade
acariciar a liberdade
semear o amor e colher felicidade.

Veronica de Mello.
Petrópolis - RJ

**********

Ao amanhecer, um sol beijou-lhe a face
e ele, nunca mais anoiteceu
sozinho!

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ

**********

Sonho sofismático

Sonho com seu cheiro,
sonho com sua boca de mel
e ao ver a beleza do Jasmim
sinto você mais longe...

Sonho com suas frases tristes,
sonho com seu olhar pedinte
e ao ver, o mudo sem voz,
sinto você mais longe...

Sonho com a maciez de sua pele,
sonho com a praça do centro
e ao ver a agitação do momento
sinto você mais longe...

Sonho com você ao meu lado,
sonho com a surpresa de sua presença
e ao ver a cama vazia
sinto você mais longe...

Sonho aqui a toda hora,
sonho simplesmente sonho
e ao ver a mulher do meu sonho
sinto você mais longe...

Sonho com o grito de: quero mais... ,
sonho com o desejo sem fim
e ao que a vida é agora
sinto você mais longe...

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ

**********

Amor surreal

Não preciso de um dia especial
Digo "te amo" quando dá vontade
Já me é uma atitude tão habitual
Nos momentos de nossa intimidade.

Você é mais do que meu namorado
É "meu homem", quem me fez renascer
Gosto mesmo de estar ao seu lado
Entre seus braços, pra me proteger

E no dia que não estivermos juntos
Destes momentos vou sempre lembrar
Das palavras, do olhar, dos afagos
Tudo que fomos capazes de imaginar

Mas enquanto ainda respiramos
Aproveitaremos cada segundo
Quando juntos nos calamos
Ao entrarmos em nosso mundo.

Elciana Goedert (Ciça)
Curitiba - PR

**********

Dia dos Namorados

ônibus lotados
carros encarcerados
no tráfego

o sol se despediu
faz algum frio

apesar de tudo
o coração se aquece

trago você
no pensamento

Ricardo Mainieri
Porto Alegre - RS

**********

Angústia

Dia dos namorados! Enquanto isso o destino a escondeu em algum lugar.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ

**********

Roma Magela/Carmem Teresa Elias
SP / RJ

**********

Reino do amor
( Feliz dia dos namorados )

O principado do amor , hoje lustra sua coroa
um brilho divinal merece uma atenção especial
enamorados por natureza , gratificados por
usufruir da sensação do bem estar do amor

Cada qual com sua realeza
príncipes e princesas do amor
eternos namorados , enamorados
encantados trocam juras de amor
celebram o dia dos namorados
juntos firmes lado a lado .

Nem sempre no reino do amor
lágrimas são de dor , compreensivo
animador , companheiro destemido
guerreiam por seu reino , o reinado
do amor sem culpa sem medo e sem dor

Feliz dia dos namorados , aos que amam e são amados
aos que amam mas precisam se consolados
ou para aquele que não tem quem ama ao de lado .

Daniela Valadares Aleixo
Petrópolis - RJ

**********

Na dança
Do amor


Nossos Corpos
Se entrelaçam
Escorregam
No suor da paixão

A cada canção
Novos sons
Novas rimas

Nossa vida
Em música

Nosso amor
Em sintonia

Nos passos
Que cruzam
Nas curvas
Que dançam

Todos os sentidos
Aguçados
Apurados

Ao som da tua voz
Ao gosto dos lábios teus
Na ternura do toque
Na leveza do corpo
Nos olhos que sonham
No aroma exalado
De um momento encantado.

Condessa Cavalcanti
Porto Alegre - RS

**********

Leila Maria
Cruz das Almas - BA

**********

Noite/dia

A melhor hora pra fazer poesia
é quando estamos quase adormecendo
entre a vigília e o sono
as idéias mescladas de delírios
numa conjunção poética.

A melhor hora para o amor
é quando, em nosso torpor
perdemos o senso do real
e embarcamos bêbados e livres
nesta viagem deslumbrante

ciceroneados pelos nossos corpos
poetizados e amantes.

Maria Do Carmo Bomfim
Rio de Janeiro- RJ

**********

Quero muito e muito mais

Eu te quero por inteiro
sem nunca nada te cobrar,
quero ser seu companheiro
quero só poder te amar.

Amor vem sem aviso
sem menos a gente esperar
vem com um simples sorriso
através de um belo olhar

foi bem assim comigo
quando tu me conquistou
o seu olhar é um perigo
nem sei mais aonde estou

tu és meu porto e sou teu cais
assim como o mel numa flor
quero muito e muito mais
deste seu gostoso Amor.

Patricia Ramos e Luizão Bernardo
Muritiba - BA /  Seropédica - RJ

**********

Helena

Eu quero viver esse amor
Eu quero viver cada segundo
Faço o que for
Pra provar pro mundo
Que esse amor vale a pena, Helena!

Eu quero contigo
Ser teu poeta, teu abrigo
Teu amante, teu amigo
Te mostra todo o perigo
Que tem na minha vida, querida
Quero te mostrar minha loucura
Que só você tem a cura
Quero viver nosso amor
E sei que vai valer a pena, Helena!

Alef Costa Helena Soto
Petrópolis - RJ

**********

Enamorado

A expectativa vigia
Em torres vermelhas
Paixões encasteladas
Que fazem moradas
Em corações telhas
Feito ninhos de aves
Que voam noite e dia.

Que o amor seja guia
Para cegos sentimentos
Que vagam pelas ruas
Buscando lembranças suas
Fugindo dos tormentos
Das dores que arrebatam
Feito rajadas de ventos.

Então, nunca só, amando
Nenhum encontro é um
Pois buscamos nosso par
Pra aprendermos a amar
E sentirmos algum incomum
Pois enamorados retomamos
Nossa vontade de continuar.

Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis - RJ

**********

Namoradas

devem usar vestidos de ventanias
cabelos da mais escura noite
escorrendo nas costas infinitas
olhar de silêncios sonâmbulos
com paisagens surgindo na surpresa
devem ter sonhos com asas
pernas que dançam qualquer música
paixão nas mãos que acariciam
o vazio que passeia
com todos os encontros fora de hora

Adilson Alchuiy
Santo André - SP

*********

Ladainha

Provocadora dos meus delírios,
diferenciada entre as minhas amadas,
glorificada nesta celebração do meu amor,
és tu quem deslumbras as minhas noites,
quem despertas o meu desejo mal me deito.
A densidade dos teus seios é o meu ponto de apoio,
teu sexo, centro vital da intersecção
das linhas da harmonia, convergência da beleza.
Pacificadora dos meus temores e alucinações
me concedes a luminosa liturgia imaginativa
que tece o tenso tecido das paixões e sensações
e faz navegar os versos nessa fluidez sonhada
em que me deixo levar numa ópera de encantamento
até o cintilar do teu olhar encadeando o meu,
e o amor se lê noutra palavra: namorada.

Gilberto Wallace Battilana
Porto Alegre - RS

*********

Beijo melado

Não levava muita
Fé no amor e muito
Menos no dia dos
Namorados.
Até que fui à festa
De santo Antônio e
Me deu uma vontade
De comer canjica.
Nisso parou do meu
Lado uma linda morena
Vestida de caipira.
Que fez o meu coração
Acelerar de tal forma
Que pegou o ritmo da
Música que estava
Tocando na festa.
Até que tomei coragem
E ofereci uma maçã do amor
E rolou um beijo melado
Que adoçou o meu coração.
Agora eu acredito no
Dia dos namorados
E no poder do amor.
Que encantou o meu coração
Por aquela morena.

Alan Bastos Lima
Petrópolis - RJ

2 comentários:

Gilson Faustino Maia disse...

E viva o amor, esse nobre sentimento, presente de Deus, Eterno Amor. Naquele momento em que Ele soprou Adão dizendo: "Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança", ali estava sendo plantada a semente do amor. Meu abraço a todos, com muito amor.

Rodolfo Andrade disse...

O amor é um sofisma e a vida o segue, numa grande brincadeira séria.