domingo, 6 de maio de 2012

NOSSA CONFRARIA


Alguns de nós, não satisfeitos em escrever poemas na Confraria, também o escrevemos para ela... Que merece cada dia mais, de tão livre, de tão linda, de tão nossa!!!



ADESÃO IMPERIAL

Abra as portas, D. Pedro desta praça,
suplicava o poeta cantador.
E, pensativo, o nobre imperador,
levantando o seu rosto, olhou com graça
o grupo de poetas que, com raça,
semeava poemas no jardim.
E, disse o imperador: - Agora sim,
orgulhoso eu estou da Confraria!
- Recitem, meus irmãos, a poesia,
eu também já cantei, cantem por mim!

Gilson Faustino Maia

.......................


CPI

Eis aqui um poema feito para a Confraria
Que reúne poetas de todas as idades
Que têm em comum o amor pela poesia
E as diferentes formas de liberdade
Reunidos na praça do velho imperador
Cantam, versificam e alegram corações
Misturando rap, fotografia e o amor
Em traduzir na arte diversas emoções

A poesia informal é a nossa bandeira
Em poucos meses já cruzamos os mares
Para nós não existe qualquer fronteira
Conexão Brasil-Angola... Todos os lugares
Parabéns, Confraria da Poesia Informal
Que venham muitos aniversários
Nos vemos agora no próximo sarau
Até lá, amigos e fieis corsários!!!!

(Filipe Medon Affonso)

......................




Bom dia, Confraria!


Sempre que amanhece
E a luz natural dá bom dia,
Desperto, sorrio, relaxo
E corro pra Confraria.


Todo dia, todo dia
Café, pão, queijo, poesia
Verso, riso e magia!


Ah, de domingo a domingo
Seja na chuva ou no sol
Essa inenarrável Confraria
Se tornou o meu farol.


Toda a energia do bem
Sem frescura, sempre zen,
Tão perfeita e ... INFORMAL!


Catarina Maul


...............................



Confra remos

Entrei pr'uma Confraria
... que tem mais de cem confrades
Isso me encheu de alegria
por tão raras amizades

Confraria de poetas
apontando suas setas
pra mentes e corações
Belas sementes-canções
pepitas de semear
com sol, com brisa e luar
o belo n'alma da gente
com versos feito presentes

Confraria e confrarei
e todos nós confraremos
A emoção por nossa lei
Somaremos nossos remos
pra remar contra a maré
dos que perderam a fé
no sentimento profundo
de embelezar esse mundo.

Jorge Ricardo Dias


...............................


E quem se habilita

nesse mesmo outro dia
à matutina birita
que é beber da poesia
dos bardos da Confraria?

A Confraria é um confra rio
que flui num caudal potente
a irrigar depois do estio
E nós os seus afluentes

Jorge Ricardo Dias

...............................



CPI na roda viva 


Gira mundo, 
gira vizão, 
gira sonho 
marca a vida. 
Mensagem exposta 
em glória sentida 
é força verdade 
sem que nem porque, 
em busca caminha
e passa ao lado 
não teme a saudade 
circular sem sentido
veloz mal vivida 
é parte do mundo 
vista de fora 
sentida aqui.


Rodolfo Andrade




+


Separados somos muitos
E somos nada...
Unidos somos tudo!
Somos loucos
Somos poesia

P o e s i a ...

Nossa poesia
Confraria
Eterna
Construção.

Paulo Roberto Cunha


+


Gente Fina

Encontro,
Num grupo
Restrito,

O ar mais
Criativo, gostoso
E positivo.

De gente que soma,
Com a matemática das palavras,
A cumplicidade harmônica, por todos os homens desejada.

Gente que
Ensina 
Com rimas.

Cadenciam
As perspectivas,
Compartilham todos os dias.

Sinto
Um abraço poético
Na alegria

De logar no facebook
E dar boa noite
Aos amigos da

CONFRARIA


Diego Seguro


+


O pessoal da Confraria
É gente de bem com a vida
É só amor e alegria
Parabéns, gente querida!

Jussara C. Godinho


+


Caminhada

A cada dia subo uma escada,
Nela, encontro algo especial.
Quando não olho mais a paisagem
Real, vejo outro universo;
A confraria da Poesia Informal.

Como é bom acordar e todos os dias
Subir e viajar;
Em cada degrau que caminho,
Recebo algo exclusivo.

Vou subindo e pisando
No concreto feito por poetas 
E poetisas sem igual.
Degraus com nomes especiais,
Ana Lúcia;
Anderson;
Alex;
Catarina;
Carmem;
Douglas;
Jorge;
Gilson;
Luana;
Maria;
Malmal;
Michelle;
Renato Resende;
Paulo;
Rodolfo;
Vânia;
E tantos outros, 
Que seria impossível colocar 
Em uma folha de papel.

Gosto de passar minhas 
Manhãs;
Tardes;
Noite;
E em cada uma delas
Agarrar o teu melhor.

Sorrisos;
Coragem;
Harmonia;
Liberdade;

Criatividade;
Explosão;
Amor;
Infinito;

Aqui eu passo e
Simplesmente deixo 
de Ser um,
Torno-me um todo.

Um corpo carregado
De poesias e poemas
Transformadores;
A verdade única.

JG Poeta da Alma


+



Confraria... uma única coisa a dizer: Vocês mudaram minha vida! Amo vocês!

Douglas Rhamsés


+


Gostaria de agradecer primeiro a uma pessoa muito especial, ao Poeta Anderson Silva que me motivou a não desistir e a escrever, e em segundo a Catarina Maul pelo o convite e em terceiro por todos que estão aqui, pois assim como meu amigo Douglas Rhamsés disse que a confraria mudou tua vida, posso dizer que a minha também, pois todas as vezes que eu entro aqui eu sinto a pulsão de vida, me sinto mágico, amado, único, querido, aprendo, isso aqui foi um dos maiores presentes que recebi de Deus , com todo carinho muito obrigado a todos, que vem e deixa uma parte cheia de carinho e amor em mim, por cada comentário nas minhas poesias e poemas, muitas vezes escrita não de maneira perfeita, pois não tive aula para esse estilo, apenas falo com a alma e coração, mas eu estou muito, mas muito feliz mesmo, depois de passar por tempestades, e ouvir de médicos dizerem esse não passa de seis meses no passado, isso aqui foi a melhor coisa que me aconteceu, pois aqui eu vejo vida. nossa até emocei e saiu uma lágrima. Abraço.

JG Poeta da Alma


+




LIBERDADE CONFRARIA !

Há dentro do coração um lugar alegre e que fica em paz.
Aquele que não poderia ter um nome mais bonito,
Cercado das velhas árvores, plantas, flores e crianças...
Quem poderia avaliar o tempo, sem fome e sem sentir o frio?

Há uma praça literalmente viva, da qual há muito sinto saudade:
Brincar no parquinho, escorrega, gangorra e carruagem dos bodinhos.
Meninos e as pipas, meninas trocando roupas de bonecas. 
Vários motivos para não esquecer: os restaurantes, os bares, a Confraria na Praça e o antigo Silogeu.

Formalidades e reverências nas academias, e do lado de fora liberdade e poesia.
Preciso ir para fora e escrever; dar impulso a essa força maior que move noite e dia!
(Liberdade ganhando mais sentidos do que poderia...)
Vira anseio poético! Vira desejo de criança! Vira o meio de que ninguém mais fala! Vira teatro no meio da sala! Vira sarau, alegria e dança!

Confraria das poesias que eu nunca escrevi...
Poesia, praça e liberdade.
Crianças escrevendo bonecas e pipas...
Colorindo seus rostos sem maldade.
Perfumando a dança, soltando suas vozes não mais caladas dentro de cada criança...

Criança que gira na alegria do seu brinquedo,
Velho triste que vira criança, e com tudo que passa se encanta...
Liberdade Confraria!
Que a todos alcança. 

Confrades:
Carmem Teresa Elias e De Magela


Um comentário:

Alex Avena disse...

Essa Confraria é demais!
Viva!!!