quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Confraria da Poesia Informal - 2º aniversário

A CPI faz aniversário. São dois anos de sucesso e os poetas demonstram em versos o amor, a alegria, toda a emoção de se fazer parte dessa linda história de amor à POESIA 




Agradecimento

Já se foram dois anos de CPI
Tanta história em poucos dias
Enquanto eu observava daqui
Inúmeros saraus e suas alegrias

Nela ingressei sem formalidades
Reduto de prosas, rimas e versos
Onde encontrei poesia e amizades
Além de desafios dos mais diversos

Uma paranaense, aprendiz de poeta
Na Confraria só ganhou experiência
Encontrando seu lugar no planeta

Hoje venho agradecer a convivência
O apoio para prosseguir com a meta
De escrever poemas com excelência

Ciça (Elciana Goedert)
Curitiba – PR
----------------------


Virturreal

Certo dia, por aí
Alguém veio me falar
De uma tal de CPI
De um sarau em algum lugar
Eu pensei então: tá aí
Tudo que eu queria achar

Uma rede de poetas
E possíveis amizades
Tanta gente e uma meta:
Escrever com liberdade!
Virtual, Real, completa
Tudo aqui na minha cidade

Então fui ao Virtual
E pluguei na Confraria
Me encantei, fui ao Sarau
Tinha música e poesia
Então vi que era Real
Um momento de euforia

E o tempo foi passando
E aumentando o seu acesso
Muita gente se achegando
Tanta prosa e tanto verso
São dois anos completando
Um caminho de sucesso.

Luciana Cunha
Petrópolis - RJ
----------------------

Uma nobre ideia

Dois anos de palavras
perfeitamente casadas
que brotam na mente
de sensíveis poetas.

Uma semente benéfica
que enraíza por olhos
sensíveis dos amantes
Ternos, apaixonados
Extraindo-lhes lágrimas

Uma nobre ideia surgiu
Dois anos se passaram
E os amantes em literatura reservados
Ao amor incondicional se afirmaram
Personagem principal desses versos
Nasceu
Em confraria
Confraria informal!

Daniela Valadares / Carmem Teresa Elias
Rio de Janeiro – RJ / Petrópolis – RJ
----------------------

Dois Anos

Hoje queria comemorar...
Queria brigar e fazer as pazes.
Queria poder soltar num grito todas as feridas
E como um louco arrancar essas gazes.

Queria poder libertar mansamente a palavra
Que tanto nos une e, como um louco
Declamar alegria,
Em versos isentos de dor...

Também queria, nessa celebração
Poder mostrar-me sem cicatrizes e mágoas!
Meu rosto sem lágrimas, e de mãos estendidas
Velas de aniversário por nossa amizade.

Queria a cura de tantos males que afligem a boca
Com a doçura do mel de palavras sãs
Com que crianças nos ensinam
Inocência, gestos simples, poesia e boa companhia.

De Magela Poesias e Carmem Teresa Elias
São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ
----------------------

Passou tão rápido
Como um miniconto
Fez dois anos
Em um haikai
Versamos amigos
Em muitas trovas
Brindamos a vida
Através de sonetos
Cantamos em prosa
Melodias poetrix
Nos teatralizamos
Em linhas do cordel
Rimos e choramos
Em intensos tankas
Encontros calorosos
Singelos acrósticos
Sentimos, pensamos
Espalhamos versos
De norte a sul,
Obrigado,
Catarina Maul!

Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis – RJ
----------------------

A escola da vida

É bom aprender! A 
Melhor escola para
Nos ensinar é a vida, 
Muitas vezes coloca 
Pessoas certas nos
Momentos certos.
Também precisamos 
Da ajuda do nosso Pai 
Celestial, que sempre 
Nos dá uma luz. 
Só tenho a agradece-lo, 
Principalmente por ter 
Me dado os dois maiores
Presentes da minha vida:
Um anjinho deslaçado de 
Menina chamada Cristiane, 
Que iluminou a minha vida 
E mostrou-me o caminho 
Da poesia.
É, foi esse anjinho que 
Apresentou-me uma 
Pessoa que adoro a 
Tia Catarina.
E através dela, mais um 
Presente ganhei: a nossa 
Confraria, um grupo que
Tenho imenso orgulho de 
Fazer parte, a Confraria 
da Poesia Informal.
Que é minha grande família 
Da qual tenho imenso orgulho!

Alan Bastos Lima
Petrópolis – RJ
----------------------

Castelo Mágico de Poesias
Criações e construções do Castelo CPI
Uma ideia em sonhos e possibilidades
Ações positivas e muita paixão
O tempo se encarregou em deixar fluir

Aportei há pouco, por um convite inesperado
Fui recebido com alegria e tapete vermelho
Me senti pertencente aos demais
Jamais imaginei ter poemas num castelo

Grupo fechado de mentes abertas
Crianças em corpos gigantes
Adultos que sonham com a paz e harmonia da inspiração
Reduto dos risos, das prosas, dos versos

Desafios em desafios
2 anos de brincadeira séria
Saraus embalam noites e tarde
Desculpas para novos encontros e viagens

Cabem ainda muitas velas neste castelo
Vamos continuar com as criações e construções
A cada encontro a certeza de que é eterno
À CPI meus singelos cumprimentos – obrigado

Luís Antônio Santos
São João del Rei – MG
----------------------

Festejando e Rimando

É aniversário... Façamos uma festança
sempre é bom lembrar e ser lembrado
pois afinal poetas vivem de lembrança
algumas tão boas, de nosso passado
que falam de amizades, de bonança
algumas não tão boas, deixe enterrado
agora é hora de ser de novo criança

brincaremos todos na roda da poesia
alias é como manda nossa condição
de pique esconde sem hipocrisia
passando o anel de mão em mão
todos se confraternizam nessa alegria
pois quem escreve merece diversão
e aqui escrevemos noite e dia

dois anos se passaram sem sentir
gente que veio e ficou no coração
outros partiram sem pistas a seguir
no traduzir de tamanhas emoções
como se estivessem sempre a fluir
a Confraria já é sim uma tradição
feita de receber e também retribuir

Luizão Bernardo
Seropédica – RJ
----------------------

Pare tudo
Entre com tudo
A hora é essa
Vamos festejar
Mais um ano de CPI
Bolo com sabor de quero mais
Balões coloridos para enfeitar
Poesia para emocionar
Teatro para encantar
Música para embalar
Dança para contagiar
Riso solto no ar
Alegria do encontro
De velhos e novos poetas
Vamos nos abraçar e
Gritar bem alto para comemorar
Parabéns CPI!

Mary_Mariana de Oliveira
Petrópolis – RJ
----------------------

Vem Confraria 
Para mais um ano festejar
Alegrar por onde passas...
Mostrar em cada verso teus encantos.

Vem Confraria reafirmar
Que és multi, que és mais
És gente... Sempre presente.

Vem transitar bonita
Do real ao virtual
Do formal ao informal...
Plena, mágica!

Vem ser careta, ser descolada,
Ser CONFRARIA!!!

Vem vencer barreiras,
Vem vencer preconceitos,
E mostrar a todos, essa luz: POESIA.

Paulo Roberto Cunha 
Petrópolis – RJ
----------------------

E o presente é nosso!

Em um canto ali, o encanto.
Uma disseminação de poesia
Virando a esquina: a confraria
Nesse recinto o carinho é tanto
Reina amizade e causa espanto
Uma união que transpôs anos
Os engenhos se fazem oceanos
Interação a escorrer em chuva
Versos brincam; caem em luva
Poetas versam sãos e insanos!

Entra outro ano, é outro inverno
Já se transcorreu mais um verão
Vertidas ali palavras do coração
Uma aliança, um concerto terno
Emoção sobeja e sai do interno
Uma união que transpôs anos
Os engenhos se fazem oceanos
Governam a poesia e amizade
Uma corporação com verdade
Poetas versam sãos e insanos!

Raquel Ordones
Uberlândia – MG
----------------------

Mentalizem

O neném, iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
A criança, não dá...
O adolescente, peraí...
O jovem, só mais um cadim...
O adulto, ainda tem tempo...
O idoso, não deu tempo...
Dois anos de CPI!

Rodolfo Andrade
Petrópolis – RJ
----------------------


Já são dois anos de Confraria.
porém eu cheguei agora nesse trem
é que peguei uma carona na poesia
e vim proseando tranquila com a vida
perdi os saraus por morar tão longe
mas ganhei parcerias e amigos mil
aprendi assim sobre métricas e rimas
e também sobre as prosas e versos
subi a serra embalada por sonhos bons
através de fotos e postagens alheias
conheci belas arvores cheias de poetas
vi alguns gramados repletos de confrades
descobri palavras novas e outras sem uso
já bebi da fonte mágica da inspiração
e conheci as musas das letras e artes
então tive a tal coragem que só tem
aquele ser que realmente ama escrever
quem sabe só agora realmente eu saiba
que já me atirei do penhasco da vida
e vi que as minhas asas feitas de cera
aguentaram o meu peso e as correntes
e resolva eu voar e transpor o mar?
quem sabe se somente agora que vi
que seus pés não afundaram na areia
resolva então atravessar esse deserto?
afinal a poesia da Confraria existe
justamente para que possamos ousar
mesmo encabulada entre tantos mestres
dessa grande festa que é escrever
mas pronta a mostrar meu valor

Silvana Gomes
Campos – RJ
----------------------

Dois anos de festas

Dois anos de alegrias e conquistas,
Estúdio S a nossa gratidão,
pelo uso constante do salão,
enaltecendo a classe dos artistas.

Poetas, dançarinos, guitarristas
poemas e poemas, emoção.
O som da bateria, o violão,
poemas nos varais às nossas vistas.

Saraus nas praças, clubes e colégios...
Eu agradeço tanto privilégio,
o carinho constante à minha arte.

Aos amigos daqui e aos de outras plagas
eu agradeço enquanto o peito afaga,
pois dos meus versos são os baluartes.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis – RJ
----------------------

Toda vez que pego o lápis
e sai uma poesia
Fico logo extasiada
parece uma alquimia

Então logo me preparo
a postar o meu rebento
Curto as outras dos amigos
leio todas e comento

Um vez por mês há festa
declamam, cantam, encenam
Também dançam e sorriem
corações aqui serenam

Fazer parte dessa festa
me deixa realizada
Ser membro da Confraria
é ser poeta e amada

Fernanda Forster
Petrópolis – RJ
----------------------

Nenhum comentário: