domingo, 21 de julho de 2013

Gentileza


Real Sentido da Vida


Tão mais leves são 
O amor, o bem, a gentileza
Que a austeridade e aspereza
Ou a agressão.

Tão mais fáceis os caminhos
De quem semeia flores
Respeitando a estação. 
Quem carrega farpas
Faz sangrar a própria mão.

São tão mais felizes
Os que somam, os que agregam
Sem competição.
Portões sempre abertos
São destinos certos
Para a emoção. 

Que mesmo no convívio
De seres tão mesquinhos
Sem evolução
Eu jamais esqueça
Da nobre lição: 
Tão mais fácil ser gentil
A esse mundo ser servil
Sendo partícula essencial na Imensidão.


Catarina Maul
Petrópolis - RJ
--------------------


Conscientização


- Ó criança porque choras?
Que posso fazer por você?
- Ô moça estou com fome
E não tenho o que comer!

- E onde está tua mãe
Que a tua fome não mata?
Por acaso te deixou,
Sozinho nesta vida ingrata?

- Moça não fala assim
Minha mãe é uma santa
Ela procura, pra mim
Alguma coisa pra janta

- Meu pai, largou-nos, foi embora
E minha mãe na luta está
Enquanto não acha emprego
Nós temos que mendigar

- É chato, mas preferimos
Pedir a ter que roubar
A senhora tem comida
Pra minha fome matar?

- Minha mãe sempre me diz
Que somos todos irmãos
Então porque as pessoas
Nos olham com rejeição?

- Será que ela mente
Só pra me ver mais feliz?
Ou será que as pessoas
Não sabem o que ela me diz?

- Vem comigo, meu menino
Tenho comida a te dar
Depois levar-te-ei para casa
Pra junto da tua mãe ficar

- Tua mãe está certíssima
Pois somos todos irmãos
Pois perante nosso Pai
Nos devemos dar as mãos.


Cleide Jean
-------------------

Sorriso, gesto amigo, olhar de consolação
Boa música, nostalgia e muita declamação
Ser gentil aqui é fácil, todos querem aqui estar
Sarau desta Confraria, é só gentileza no ar

Delícia ouvir poesias, cantores apaixonantes
Ser gentil com um confrade, algo mais que emocionante
Adoro esse momento mágico, esse espasmo de amor
Fazer parte desse grupo, é motivo de louvor

Aplaudir o sentimento, desabafo do poeta
Todos ficam encantados, em busca da mesma meta
Carinho, aplausos, risos, a vida com mais beleza
O sarau da CPI reina a paz e a GENTILEZA.


Fernanda Foster
Petrópolis - RJ
--------------------


Gene gentileza


Era tão gentil
Era tão gentio
O povo Brasil
Cheio de brio!

"Muito obrigado"
"Com licença"
"Tenha cuidado"
Fazem toda diferença.

"Por favor"
"Perdão"
"Sente-se, senhor"
Devem ser de coração!

"Me desculpe"
"Tenha um bom dia"
"Não se culpe"
Aos ouvidos, melodia.

"Posso ajudar?"
"Estou ao seu lado"
"Não quero incomodar"
Alegram o mal humorado.

Se gentileza é um gene
O gene da boa vontade
Que ele seja perene
Inteiro - nunca metade.


Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis- RJ.
-------------------


Meu desejo
Soneto apresentado no 15° sarau da Confraria


Que seja o meu país grande nação!
Que o poeta prossiga nesse tema.
Não encontre na vida um só problema
que enfraqueça a modesta inspiração.

Que o povo tenha sempre a permissão
de mostrar para o mundo que o seu lema
é paz e amor nos braços do poema,
é viajar nas asas da canção.

Que não haja nos lares a tristeza;
que nosso berço seja de alegria;
nossa existência inteira de nobreza,

buscando o nosso pão de cada dia.
Em cada esquina o irmão, a gentileza;
em cada olhar a luz da poesia.


Gilson Faustino Maia
Petrópolis – RJ
-----------------------


Onde está você agora?


Sai e encontrei o padeiro,
Lhe agradeci o pão divino!
Andei peguei o ônibus, sorri para o motorista, 
e ele sorriu com a saudação da paz, eram 5 horas da manhã!

Caminhei encontrei o jornaleiro,
Lhe dei um abraço de Corintiano!
Estava entrando no prédio para trabalhar,
Quando ouvi duas vozes me chamando de amigo, era o porteiro e o zelador!

Quanta gentileza, como isso gera amor!
Logo vi a ascensorista grávida, lhe dei boas vindas, ela chorou!
Cheguei ao andar encontro os parceiros de trabalho orando!
Cumprimentei cada um com um abraço, cheio de laços fraternos!

Hoje me realizo poetizando a gentileza do Sr. Gentileza!
Saudade de você que mudou o coração da gente!


Jorge Guimarães
Campos dos Goytacazes - RJ
--------------------



Gentileza geral gentileza para aqueles que tem a gentileza dentro da alma...

Mary_Mariana de Oliveira
Petrópolis - RJ
------------------------

Tenho medo da vida...


Não tenho medo da morte 
Tenho medo da vida
A morte é certa
A vida é incerta
Incerteza gera medo
São tantas certezas e incertezas
A amedrontar aqueles de pouca fé
Tenha fé na vida, coloque a certeza que está fazendo tudo certo
A certeza que está dando o melhor
E no caminho certo, deixando as incertezas de lado
Viva, porque a única certeza que você tem
É que gentilmente a morte virá te buscar
E gentilmente você irá ao encontro dela
Na certeza que fez tudo certo nesta vida incerta


Mary_Mariana de Oliveira
Petropolis - RJ
------------------------


Tempos Antigos


Ali estava nossa família
reunida a volta da mesa
e o melhor prato do dia
era mesmo a gentileza

de esperar pela minha mãe
sempre atarefada ao fogão
tomar seu lugar na cadeira
esperar o avô contar causos
sempre em tom de brincadeira

o pai cansado e sentado
sempre na cabeceira
a chegada da irmã mais velha
atrapalhada com a cabeleira

vovó então nem se fala
a velhinha toda tesa
fazia o melhor da festa
a oração e a sobremesa

hoje eu sinto saudades
de ter tanta gente na mesa
um almoço de domingo
cercado da tal gentileza


Luizão Bernardo
Seropédica - RJ
---------------------


Esperança


Quero seguir caminhos
Na certeza do brilho
Que há em tudo.

Quero esquecer
Mesmo que por um minuto,
Todo esse absurdo bruto.

Talvez assim,
Suporte minh'alma
A dor de tanto abandono!

Quero manter-me firme
Num fiel amor ao próximo,
Ser incansável eu quero
Em compartilhar gentilezas.

Quero abastecer-me 
Deste ar que é a esperança...
Quero, poder acreditar que um dia
Criança, voltará a ser
A criança.


Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ
-------------------


Gentileza gera...


Fato 
foto 
fita 
esperteza. 

Filho 
brilho 
sorriso 
clareza 

Verdade 
maldade 
saudade 
realeza 

Processo 
gesto 
manifesto 
grandeza 

Vida 
força 
contida 
certeza

Carinho 
beijo 
abraço 
gentileza.


Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ
----------------------


Versinhos para um cavalo xucro


Gentileza gera gentileza, duvida?,
no Rio de Janeiro ou redondeza
e quem não tem delicadeza nessa vida,
é cavalo xucro, com certeza.

Mas eu mantenho a calma
e não derrubo nenhuma mesa,
com essa gente sem alma
que só sabe lidar com aspereza.

Mas isso não tem importância,
Deus é minha fortaleza.
E seja em qual for a estância
vou praticar gentileza.

Era só uma questão
e se questionar não ofende?,
então qual a razão da agressão,
quando se quer o bem, somente?

Deve ser minha cara de ovo,
como disse o Marcos Prado. 
Que culpa tenho se ao nascer,
fui virada de avesso lado?


Rogéria Reis 
Rio de Janeiro - RJ
------------------


Agradeço


Poderíamos nunca ter sabido da existência...
Poderíamos ter vivido em tempos distintos
Sem ter ao menos sonhado
Um encontro assim.

Queria poder agradecer os olhos, mãos e braços!
Queria poder entender porque nada acontece por acaso
E acontecendo, nos faz produzir, criar crescer, caminhar,
Sem ter medo de nossos passos.

A fonte da minha alegria é a tua calma.
A voz tranquila...
Tamanha gentileza que um simples olhar nos olhos
Faz tanto acontecer.

Como nunca posso tudo isso dizer,
Agradeço a mãe natureza,
Que nos fez barro. Que nos fez vento. Que nos dá o alento
De amar e sofrer.


Carmem Teresa Elias e Roma Magela
Rio de Janeiro - RJ e São Paulo - SP

Nenhum comentário: