quarta-feira, 13 de março de 2013

Homenagem mais que merecida: Poesia


DIA DA POESIA – 14 DE MARÇO
Várias datas comemoram a poesia no calendário nacional e internacional. No Brasil, algumas homenageiam grandes e renomados escritores. O Dia Nacional da Poesia é comemorado em 14 de março, fazendo alusão ao nascimento do poeta baiano Castro Alves, no ano de 1847. O mesmo, apesar de ter escrito obras que ficaram muito conhecidas, como Navio Negreiro e Espumas Flutuantes, desfrutou de uma vida curta, morrendo de tuberculose aos 24 anos. Abolicionista, ficou conhecido como Poeta dos Escravos por combater os maus tratos e a condição desumana em que viviam. Mas também dedicou-se à lutas políticas, como os ideais da independência da Bahia e o verdadeiro papel da imprensa.



POESIAS SOBRE A POESIA DOS MEMBROS DA CONFRARIA: 



Porque escrevo...

Não escrevo para ilustrar desejos
ou criar metáforas,
tampouco escrevo para expor a alma,
vontades secretas, riso, calma.

Não escrevo para acordar os sonhos, 
limitar quereres
ou rimar sorrisos.
Até porque, mortal, desejo o paraíso.

Não escrevo para promover abismos,
traduzir tristezas,
completar loucuras, destinos, 
nem mesmo quero colher desatinos.

Escrevo porque sou poeta
e da caneta escorre
o sangue da emoção.
Escrevo porque a pena pede
o desenhar corrido,
o verso expresso da ilusão.

Escrevo porque a vida quer
o sonho, o amor, a pausa,
implora-me o verso, 
o choro breve,
o riso largo,
todo o mar de cor imerso.

Escrevo porque falo assim,
sinto palavras, sonho letra
vivo a força do vocábulo.
Escrevo porque sou poeta
e se não gritar em versos
surto, morro... calo!

Catarina Maul
Petrópolis/RJ

....................



Eu preciso escrever
preciso dessa pena que me liberta
preciso chorar nos versos
derramar lágrimas de letras
pra não enlouquecer

preciso encontrar uma metáfora perfeita
aquela que me defina perfeitamente
(assim, tautologicamente)
como um límpido espelho refletindo minha alma

Sim, eu preciso
preciso que as palavras me transbordem
que elas escorram e se espalhem
e que eu, transbordando, me escorrendo e me espalhando
me encontre nalgum lugar

Luciana Cunha
Petrópolis/RJ

....................


....................


Entrega

Vou me enfeitar de poesia
Sair por aí...leve, livre
Lindamente vestida.

Vou me entregar a palavras cruas
Vivas e nuas 
Na mais profunda harmonia.

Vou me enfeitiçar pelo mundo
Embevecida pela sua beleza
Inebriada por sua formosura.

Vou me entregar aos encantos
Largar-me pelos cantos
Sem resistir ao toque.
Nesse magnífico ato 
Que é viver.

Ana Lucia Souza Cruz
Campos dos Goytacazes
...................


POESIA

A correnteza sinuosa das palavras
Escorre pelo rio
Ao encontro do poeta,
Que navega,
Sem nunca tocar as águas.

Beatriz Ribeiro
.....................


POESIA 

Busca-se uma palavra perdida,
Que seja Sentimental demais...

Uma palavra que tivera paixão ! Tivera paz!
E cantando,
Encantos ensina
Que nada existe sem sua vida...

E ao ser ouvida, sentida, compreendida
Com ela respira o mar, soluçam as pedras,
Piscam estrelas, suspira a Lua...
A Natureza conspira
Inspira-se e sonha:
É a Poesia
A amar sua vinda...

CARMEM TERESA ELIAS
Rio de Janeiro/RJ
....................




AMO POETIZAR 

Quando a inspiração brota 
é impossível não poetizar ,
Falar sobre a solidão , amores e desilusão 
Frustrações , ressentimentos , 
esperança , amor e amadurecimento ...
Expor a paixão por todos os sentimentos .
Quem ler talvez pense : o que se passa nessa mente ?
Que parece tão contente por poder poetizar ...
O amor pela poesia e uma benção que Deus deu ?
Externa os sentimentos em uma folha de papel ,
Da asas aos nossos sonhos e nos levam além do céu .
... Nos apaixonar e a poesia se entregar .
Palavras doces , que a muitos vem confortar 
Poetizando a vida , sem ter medo de errar .

Daniela Valadares Aleixo
Petrópolis/RJ


.....................

NAVEGANTE

Um almirante português
Sussurrou-me ao ouvido:
“Para singrar por este mar,
Poetizar é preciso.”

Edweine Loureiro
Japão

....................


POIÉSIS


A vida nos fez cortesia
Agradeço a Quem arquiteta:
Nos deu de presente a poesia
E de quebra, nos fez poeta.


Poesias são pomos da alma
Poetas são árvores raras
A poesia é o bem que acalma
O poeta é o farol que aclara.


Sem poesia, como viver
Se ela nos dá sentido?
Não merecemos morrer
Sem poetisar o vivido!


Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis/RJ

.....................

Enquanto escrevo,não choro
Enquanto escrevo,vigoro
Enquanto escrevo,consolo
Só a poesia dá colo!

Tranço frases e sorrisos
Amanheço e anoiteço
Canto a vida,fico em paz
Vou do fim até o começo!

Sangro o corpo,lavo a alma
Refaço a energia perdida
Ouço música,bato palmas
Não vivo sem poesia!!!!

Fernanda Foster
Petrópolis/RJ
.....................




Pura e grandiosa é sua magia
Onipotente surge da pena
Entre dores ou simples nostalgia
Seu calor forte não tem medida 
Indiferente nunca será
A menor ou mais simples poesia.

Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ

....................

Meu canto sobre a poesia

Versejar, versificar, poetar, poetizar
Poema, trova, soneto, lira, poesia 
Seja lá o nome que queiram dar 
Repito, novamente, reduntante: poesia!

Um "po" suave, duro e consonante 
De uma "esia" que voa pelo papel
Não escrevo pelo existir do instante
Cecília amiga, sou poeta de rapel!

Desço a montanha das linhas
Através de palavras e versos
Que nada quereriam dizer sozinhas
Se não fossem esses olhares dispersos

Minha rima, meu cantinho de escrever
Meu som, minha melodia breve
Minha palma, meu ego de enlouquecer
Minha pôlemica, meu jugo nada leve

Poeto a poesia versejada por mim
Redundo o pleonasmo que eu criei
Não tenho culpa de ser assim:
Sou poeta e para todo sempre serei!

Filipe Medon
Petrópolis/RJ
.....................



META POESIA

A poesia
É a arte 
De se expor
De se impor
De se expor
De se impor
De sí

Iara Roccha

.....................


A POESIA

Sem validade; nem tem vencimento...
É pura inspiração do seu autor...
Poesia de dor ou d'um lindo amor,
onde declara todo sentimento!

São versos que refletem um momento,
uma imagem, ou paz interior.
Do coração sai esse seu calor...
Palavras sãs pulam do pensamento!

Voam pelas linhas até as estrelas...
Só pra tentar então conseguir vê-las!
Toda sua luz brilha no firmamento!

Não sou poeta, nem sou pensador,
sou esse ser humano cheio de dor,
buscando a minha paz ou meu lamento!

SOL Figueiredo
Campos dos Goytacazes/RJ
...................


Estado crônico

Poesia é a gente no papel
É o sangue misturado com tinta de caneta
E suor borrifado como perfume em cartinha de amor.

É o pensar escapando por entre os dedos,
Transcrito de forma suja e egoísta.

É como se fosse fugir do inferno
E contar a façanha, rindo do diabo.

São as migalhas do que é preciso para existir.

Poesia é numa noite linda de chuva,
Aprisionar um relâmpago em conjunto de letras,
Sendo fiel as regras gramaticais,
As próprias regras gramaticais.

Semelhante ao diário e álbum de fotos,
A poesia resgata momentos e os eterniza.

Enfim, poesia é um verme a corroer o corpo sem vida,
Preservando a memória.

Leila Maria
Cruz das Almas/BA
....................



Valor da poesia

A poesia é pura,
nobre, leve, entregue,
transparente. 
Brilho reluzente
como joia rara,
de brilhante, cara,
que tem em sua forma
a perfeição do ourives 
que lhe sonhou POESIA.

Mas o poeta, 
portando essa joia áurea
a denigre com vaidade.
Acha que a sua poesia
lhe dá a imortalidade
e faz dela uma coroa
numa cabeça à toa
impregnada em vaidade. 

Ah, poesia!
Queria não precisasse dos humanos
no intercambio e tradução 
dos seus planos. 
Seria somente poesia,
generosa, só do bem.
E no mundo não haveria,
por motivo algum, ninguém
que te tirasse a doçura,
pois poesia de verdade
não tem ouro, nem brazões,
é feita de afeto e loucura.

Catarina Maul

Petrópolis/RJ
....................


Pra se ver de ouvir

Eu queria a poesia pintar
Acontece que não sei desenhar
Imagino-a tão bela e colorida
Tal qual jujuba que adoça a vida
Imponente como as águas do mar
Suave como a brisa no ar
Inquieta como as árvores no monte
Serena como a linha do horizonte
Mas acontece que eu não sei desenhar
E ela eu preciso mostrar
Então resolvi escrever
Um poema pra ela fazer
No papel com palavras pintei
Bem bonita riscá-la tentei
Em versos eu quis exibir
Uma imagem pra se ver de ouvir

Luciana Cunha
Petrópolis/RJ
....................

Poesia

Teço meus versos;
Esculpo cada palavra
com o formato de seu significado...
tenho o mar...tenho o sol...
tenho o Amor e a dor
vivos...penetrantes!

No deleite da construção
as palavras transformam-se!
Exalam emoção!
Suscitam sensação!
Isto é Poesia!

Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo/SP
.....................

Definição

A poesia
é um strip-tease
da alma.

Eu sou voyuer!

Ricardo Mainieri
Porto Alegre/RS
.....................


Doce poesia

Poesia, é o desabafo da dor...
é a pureza de um olhar
é orvalho nú em flor.

É a fala em nossa mente...
(*) É não contentar-se de contente...
(*) É Querer mais, que o bem querer...

Poesia, é correr livre pelos campos do pensar...
Querer jamais voltar...
É amar, é se doar.

Poesia, é enxergar em tudo um ser...
Incluir-se no infinito do saber...
É sonhar, sobreviver...

Mas, doce poesia é a vida...
O tempo...
Você.

(*) Versos de Luis Vaz de Camões
presentes aqui, como homenagem ao dia da poesia.

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis/RJ
.....................


Poesia para esquecer

Num quarto qualquer
Do meu coração...
Envolto na penumbra;
Vi a solidão.

Magnífica mulher!
Disse que me amava.
Amava tanto... Que sentia
Tudo o que eu sentia.

Olhou-me, revelando no movimento
De seus lábios um desejo...
Queria ficar comigo...!
Fosse onde fosse.

Me aceite! Farei o que de melhor eu faço;
A solidão dizia.
Entrego-te meus sonhos,
Perco-me no teu abraço!

Farei poesia pelo teu corpo...
Arrancarei lá do fundo os sentimentos.
Beijarei tua boca com vontade louca...
Com inspiração esconderei o teu desgosto.

Foi assim que casei com a solidão.
Maravilhosa e sedutora que me encurrala sem saber,
Que na vida vivemos iludidos em busca de paz
Fazendo o que faço melhor: poesias para esquecer!


De Magela/Carmem Carmem Teresa Elias
....................


Poesia

Timidamente ela diz:
“Que bom que gostou.”
E a cada dia vai confabulando
Com versos a sua fantasia.

Roma Magela
.....................

Amor de poeta

Você tem tudo aquilo que eu procuro:
num terno olhar, a paz lá do infinito,
alma de flor de algum jardim bendito...
Talvez alguma chance de futuro
apesar das mazelas que eu aturo.
Quando o sol na montanha trás o dia,
você passa a sorrir e que alegria!
Seu sorriso ilumina a minha vida.
Eu murmuro sem jeito: -Olá querida!
Receba o meu amor na poesia.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis/RJ
....................


Porque

Porque a saudade sem razão,
porque a espera em vão,
porque sempre o não; talvez, quem sabe.

Porque todo tem um por que,
porque algo ainda esta errado,
porque o passo mal dado.

Porque o certo não é dito, 
porque quase sempre o sim é não, 
porque não ter o seu perdão. 

Porque o céu é azul 
porque o amor é magia 
porque me falta poesia

Sempre um porque em tudo 
porque em nada também
mas porque...

Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ
...................

Súplica

Ah, se meu amor por ela 
coubesse nesse poema 
e com a palavra mais bela 
pusesse fim ao dilema

Eu juro que tentaria 
de todo jeito encontrar 
Com poesia eu diria 
que não deixei de lhe amar

Se meu amor eu pudesse 
só com palavra expressar 
Qualquer lugar que estivesse

Então iria buscar 
A poesia ou a prece 
mais linda pra lhe falar

Luciana Cunha
Petrópolis/RJ

4 comentários:

Marcelo J Fernandes disse...

poucas palavras





pensava que aquelas palavras
eram prisioneiras dos livros,
mas existiam soltas
vivas
fugiam da sua boca
e vinham me buscar,
interromper meus versos.

poucos compreendiam
aquelas ex-detentas,
mas lembro
que, sob minha janela,
os gatos da rua
as escutavam
e ruidosos
faziam seu amor impossível.


Marcelo J. Fernandes, Petrópolis.
(extraída do livro "futuro do pretérito")

Gabriel Arcanjo disse...

Quero um poema
sem pausa
Sem ponto
Sem virgula
Que seja lido corrido
Reinvente as palavras
Sem rima
Que por mais
Que seja mal escrito
Que ele gere polêmicas
Silêncio e gritos
Mas que não seja metafísico
Que se arrisque
E que corra perigo
Um poema sem história
Que não fale do passado
Nem recorra a memória
Que seja dito
Ao pé do ouvido
Quer seja preto e branco
Ou colorido
Que seja transparente
Mas não passe despercebido
Que ateie fogo ao quarteirão
E provoque o libido
Um poema profundo
Que abra as portas do mundo
Há muito tempo fechadas
Que sacie a fome
E alivie a dor
Enfim um poema de amor
Que seja de domínio público
Como uma oração
Feita dos pais para os filhos
E dos filhos para os pais
E que ninguém saiba
De onde ele veio
E para onde ele vai
Que seja dito por camponeses
E executivos
Que suplante a guerra
E instaure a paz
E que ninguém diga
Que tanto faz

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Tudo maravilhoso!!!
Encontrei aqui um mundo mágico das mais puras e sublimes poesias.

Abraços de paz e luz.

Gilson Faustino Maia disse...

Excelente trabalho! Parabéns a todos. Meu abraço.