quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vamos nos permitir...

Não há muito o que dizer quando o tema já é todo o convite, prontamente aceito por uma Confraria ávida de permissões, de desvendar o novo, de romper com velhos paradigmas e estar em busca eterna da felicidade. É sobre isso que fala este desafio!

 -------------------



 Vamos nos permitir

Vamos nos permitir assobiar nas madrugadas
Notas enfileiradas de quimeras.
No passo afobado sob o frio
Levar nas mãos uma flor despetalada
Guardada de outras primaveras.

Vamos nos permitir gritar compulsivamente
Quanto a mente necessite para se libertar.
Retirar os grilhões que impõem rédeas nos limites
Chorar copiosamente
Ou, simplesmente, gargalhar.

Vamos nos permitir crer em amores impossíveis
Morrer, sobreviver, sofrer dores terríveis,
Ou fazer uma magia em busca da cura.
Vestir um traje reconhecidamente exótico
E consumir até um viver simbiótico

No aconchegar da definição de uma loucura.
Vamos nos permitir o gozo, o prazer
O saborear e ser
Verdade.
Vamos nos permitir a permissão
De andar na contramão
Da Sociedade.

Que o tempo é ilusão
E as leis amputam sonhos
Matam...
Vamos nos permitir...
Seguir o coração!
Vamos nos permitir
A libertação!

Catarina Maul
Petrópolis - RJ
--------------------------
Morena tentação

Vestida de sedução,
ela passa toda prosa,
pele macia, cheirosa...
Que morena tentação!
Invadiu meu coração.
Passo o dia na janela
só para vê-la, tão bela!
Porém havia esquecido:
como tudo é permitido,
hoje eu vou casar com ela.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ
----------------------------
 
 
Vamos nos permitir

Vamos nos permitir amar
Que sejamos um tanto loucos
Vamos nos permitir sonhar
Nossos risos não sejam poucos
 
Sim, vamos nos permitir...
Andar descalços por aí
Chupar manga, cajá, caqui,
nos lambuzar feito criança
Trazer nos olhos esperança.
 
Sim, vamos nos permitir...
De um arco-íris fazer ponte
pular a linha do horizonte
Acreditar no impossível
Apenas um ponto de vista
Fazer o sonho acessível
Na vida ser malabarista.

Luciana Cunha
Petrópolis - RJ
---------------------------
Nas asas do meu querer
Soltas vontades permito
Nelas eu me movo.

Ana Lucia Souza Cruz
Campos dos Goytacazes - RJ
----------------------------

Vamos nos permitir
A completa insensatez
De uma vida de loucuras
De momentos sem certezas...
Permitir que você seja
E que eu também esteja
Provar que podemos tudo
Tudo que desejamos,
Tudo que sonhamos...

Permitir-se simplesmente
Sonhar, cantar, amar
Gritar para o mundo
Eu quero, eu posso...
Eu me amo, eu te amo
Eu amo a vida
Eu amo o próximo!!!
Claudia Marinho
Petrópolis - RJ
------------------------------
Vamos nos permitir viver de poesia

Basta de andar esgueirado pelas margens rasas
Vamos nos permitir somente por hoje somente
neste momento sermos livres...
Vamos atenuar os erros do passado
permitir que os sonhos voltem a fluir
avivar velhos projetos...
Vamos nos permitir viver de poesia e para a poesia
fazer da vida uma arte e dela sobreviver e saber viver.

Daniela Valadares
Petrópolis - RJ
-------------------------------
 
Permitir-se
Não é simplesmente aceitar,
É aceitar sem duvidar!
É entregar-se
Porque ninguém se dá pela a metade
Mas por inteiro.
Permitir-se é ilimitar-se
É não ter fronteiras
Entre o ser
E nenhum outro
Ou nenhuma coisa
Permitir-se é não delinear-se
`
É libertar-se de si mesmo!
Permitir-se a tudo
Sem diferenciar a nada
É não julgar
É jogar-se
A uma própria vontade
É fazer sem permissão
É submeter-se sem oprimir-se
É desfazer-se das obrigações
Das convenções de aparência
É prevalecer o querer sobre todas as ações
E nem ter sobre a vida consciência
Seguir somente ao desejo!
Permitir-se é experimentar
É dar a si, verdadeira presença
É agir
E agir por instinto
Sem pensar tanto nas consequências
Permitir-se é permanecer
Permitir é perpetuar-se
Permitir é perverter-se
Como se faz no sexo
É aventurar-se em uma paixão
É amar até morte
É não acreditar em leis ou em nada determinado
É acreditar na sorte
É arriscar-se como em um salto de paraquedas..
É aproveitar as coisas simples
E as coisas valiosas
A vida boa e a vida mansa
É permitir-se brindar o glamour
Das coisas vaidosas
Ou de outras coisas que também importam..
É ostentar um sorriso de mistério
Que se perde ao permitir-se
E contentar-se por ter feito
Do seu delírio
Seu único jeito.
Permitir o direito,
A si mesmo.
Permitir-se pensar
Permitir-se sentir
Permitir-se imaginar
Sonhar
E existir..
Permitir-se é garantir o livre arbítrio!
Permitir dever ser imutável,
Permitir é a única coisa permitida, é que deve ser aceita como irrefutável!
Permitir-se..permitir-se..permitir-se permitir-se ser."

Felipe De Abreu Dias
---------------------------
Separo os fatos
os beijos, abraços...
Escondo, disfarço
As minhas emoções
Em meio ao caos
Renovo os laços
Refaço-me... enlouqueço, mas permaneço
O que tenho para mim?
Permito-me ser o que ainda não fui
Sou mato molhado
Um lobo a uivar
Sou água da fonte
Vontade sem fim
Percorro canteiros
Semeio em meio
Fiel passageira da minha viagem
Buscando meus sonhos
Alguns bem tristonhos
Não fujo de mim!
Fernanda Foster
Petrópolis-RJ
---------------------------
Vamos nos permitir...

Permito o porta-retrato na sala
a sua lembrança bem viva aqui
permito o perfume, o olhar, sua mala
não deixo que nada saia daqui

Permito o barulho das chaves
quando entra apressado a me amar
permito o beijo, o carinho, o afago
não posso e nem quero negar

Ser sua me faz mais mulher
querendo ao passado voltar
há coisas tão simples, tão belas
se quer... pode vir, pode entrar

Permito você como tema
é seu este poema de amor
além de um porta-retrato
sua presença finaliza a dor

Fernanda Forster
Petrópolis - RJ
-------------------------------


É preciso ir mais longe:
Vencer as inúteis amarras
Ter mais fé do que um monge
Cantar mais do que as cigarras!

É preciso ir mais fundo:
Amar tanto quanto os poetas
Peregrinar conhecendo o mundo
Ter mais garra como os atletas!

É preciso ir mais alto:
Voar como pássaros em bando
Ver o campo, sair do asfalto
Tomar a frente e também comando!

É preciso seguir
É preciso conseguir
Vamos nos permitir?

Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis - RJ
-----------------------------


Hoje olhei para uma arrozinho mequetrefe
no fundo de uma panela da geladeira...
que olhava como uma cara sem gosto...
juntei nele umas ervilhas, milho verde
azeitonas pretas e um tomate picado...
coloquei um bom molho de 4 queijos...
assei no meu forninho elétrico ...
enquanto ele assava eu pensava
que muitas vezes em nossa vida
às vezes temos que fazer assim
pegar o que está sem gosto, arriscar
adicionar emoções e correr riscos
ter aquela nossa surpresa esperada ...
nada como apimentar um pouco as coisas
realmente a surpresa será boa.
então se permita, transgrida, mude
quebre suas regras antigas
então apimente sua vida...
sacie sua fome de amor
beba da fonte do prazer
permita-se ...
lambuze-se ...
e tenha um bom apetite ...
Ah, sim... O arroz...
ficou uma delicia.

Luizão Bernardo
Seropédica - RJ
----------------------------

Pescando na boca do canal

Me lembro de um certo dia
um por de sol na boca do canal
que fica em São João da Barra
de varinha de pesca na mão
vendo lá longe o remanso
minhas crianças brincando
na segurança da praia mansa
a igrejinha branca tão antiga
eu ali quase imponente sobre o mar
sentado na pedra molhada de maresia
peito nu, cabelos soltos ao vento
me permitindo ser abraçado pelo sol...
se essa natureza me alegra os olhos
e sempre faz meu corpo tremer
o que será que me faz tanta falta?
Me falta só a beleza de uma companhia
um sorriso feminino um afago inesperado
um braço apontando o céu
na direção de gaivotas baldias
em uma alegria espontânea
a conversa rolando solta
um vinho gelado e seco
você ali do meu lado...
assim meu dia estará completo...
Prá que peixes nessa pescaria?

Luizão Bernardo
Seropédica - RJ
---------------------------

Vamos nos permitir, perder a razão
Viver só a emoção de um sentimento
Vamos nos permitir, pular, cantar, fazer folia
Perder os sentidos, fazer mais loucuras
Vamos nos permitir, esquecer tudo que passou
Viver esse presente que se apresenta
Lindo e faceiro a enfeitiçar os enamorados
Vamos nos permitir, amar e ser amado
Brincar de beijar, namorar, abraçar sem ter hora para parar
Vamos nos permitir, tudo que sempre quisemos
Deixar a seriedade e cair na loucura
Vamos nos permitir, mais essa ou aquela loucura
Nos vestir do que quisermos
Deixar fluir todas as fantasias de uma nova paixão

Mary Mariana de Oliveira
Petrópolis - RJ
-----------------------------

Vamos nos permitir misturar as cores...
Amarelo da alegria com azul da tranquilidade...
Fazendo o verde da esperança...
Colocando um pouco do branco da paz...
Vamos nos permitir apreciar a beleza do nosso querido Brasil...
Através da beleza de nossa bandeira...

Mary Mariana de Oliveira
Petrópolis - RJ
--------------------------


Sem esperar

No sentido contrário a vida vai
seguindo o caminho nunca esperado
caminho é estranho, ora somente abismo,
resposta macabra mundo virado.

Sequela sequente buscando caminho
vira sem volta e marca bem fundo
qual faca em brasa que teme o sentido
pra lá ou pra cá, até eu me confundo.

Vigoroso sentido será agora
busca saber qual a sua razão
e a mente somente sem saber chora.
Tenta buscar lá bem longe o sentido
tentando entender porque se faz longe
já que aqui hoje, tudo é permitido.

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ
------------------------

Vamos só nos permitir
tomar banho bem gelado
sentir o frescor da vida
andar em casa pelado.


Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ
--------------------------

Prato Feito

Garfo e faca! Tenho à frente,
um popular prato e bem feito,
Um "PF" e de muito respeito.
Arroz, feijão, salada e bife,
formando uma bela montanha!
Uai, seu maitre, então capriche!
E eu que de dieta não estou,
comi até lamber tudo, fato!
Nem um só grão restou desse prato.
Ah, e estava uma delícia que só!
Tinha até salada com ervilha,
um prato feito, que maravilha!

Rogéria Reis
Rio de Janeiro - RJ
----------------------------

Vamos nos permitir

Bom mesmo é estar com você!
Desligar-me da ironia ensandecida de muitos...
Ser moderno e ser antigo
Ser antigo nesse romantismo moderno!

Roma Magela e Carmem Teresa Elias
São Paulo - SP/Rio de Janeiro - RJ
--------------------------

Vamos nos permitir

Passear pela lua
os pés descalços
com a alma nua
curtir o espaço.
Viajar nas estrelas
pousar nos planetas
refletir nas galáxias
pedir sorte aos cometas.
Surfar na atmosfera
luzir chuvas meteóricas
soltar nossa fera
cantarolando paródias.
Despir-me de lógica
orgulho e pudor...
Dessa viagem cósmica
Trazer só o fulgor.
Vamos nos permitir...
A essa viagem Astral.

Veronica de Mello
Petrópolis - RJ
--------------------------


Insana Tortura

Ao permitir-me outra vez
Sob a luz do sol ardente
Quero beijar-te profundo e
Ainda ser mais quente.
Quero prender teus lábios
Entre os dentes
Enveredar por tuas curvas...
Em teus atalhos penetrar.
E na eternidade
Insana deste momento
Quero minha tortura prolongar
Diante do fim-contentamento.

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ


Nenhum comentário: