domingo, 7 de abril de 2013

1º de Abril - Dia da mentira


Por que 1º de abril é o dia da mentira?

A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano- novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.

Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.

Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior - apelidados de "bobos de abril" - presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.

Na pintura ao lado abaixo, encontramos Carlos IX




Fonte: mundoestranho



...............


.................................


Astuta mentira,
Transcende o espaço,
E o tempo se expira
No teu descompasso.
Sem ter compromissos,
Nos teus descaminhos
Sempre tão omissos,
Sempre tão sozinhos.

Tola mentira
Mente em ira
Ato profano
Auto-engano
Segregação
Vil danação,
Via obscura
À vã loucura.

Alexandre Tavares
Petrópolis/RJ
....................................



MENTIRA MOR

Mentir é uma fábrica
De ilusões açucaradas
Outras vezes, ácidas
Que embriagam entoadas
Corações e mentes tácitas
Cujas noites enluaradas
São falsos dias de romance
Onde se crê no amor eterno
E na verdadeira chance
De ser salvo do inferno
Em apenas mais um lance.


Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis/RJ

.................................



Por que mentir??

Mentir tem a ver com negar a vida, com o fato de não se honrar, de não se sustentar. Aquele que mente vive num mundo fraco, frágil, pronto a desabar. 
Assim vivendo, se gera mais e mais insegurança, como se a verdade fosse uma vilã a te perseguir.
Não construa sua vida, sua casa, sobre gravetos. 
A verdade é libertadora, das pequenas às grandes coisas. 
Não dever nada a ninguém é ótimo. Não dever nada a si mesmo é estar na verdade... É maravilhoso! 
A quantos cadeados você está preso agora? 
Quais são as mentiras que te aprisionam?

Ana Lucia Souza Cruz
Campos dos Goytacazes/RJ
.......................................



Um falso amor

Eu podia dizer quanto eu te amei,
mas seria um real constrangimento,
uma perda de tempo no momento.
Guardarei os bons sonhos que eu sonhei.

Eu não creio que um dia eu fui teu rei,
sei que ouvi o teu falso juramento.
Deste tempo perdido, só lamento
não ter sido melhor, mas eu tentei.

As mentiras cruéis, as incertezas,
brotaram do teu triste coração
acostumado à falta de franqueza.

Linda história de amor, foi tudo em vão...
E no olhar, conservamos a frieza,
enquanto a nossa vida é solidão.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis/RJ

..........................................


PALAVRAS PARA NÃO MENTIR

Na verdade acerto o rumo

Palavras não mentem...
Quando a elas cabem sentimentos de alegria e dor!
Por certo, são mais uma construção do homem,
Como uma morada ou um saber,

Mas são elas as verdades que realmente dizem:
Não lhes foi dada insignificância para mentir!
Por elas, se entra na cidade absurda
De pensamento, Poesia, e ternura de amor.

Para saber de ti é que preciso tanto das palavras...!
Para estar ao teu lado, concentro nelas o que falo.
E, para outra cidade, mais que concreta, vou a embalo
Quando pelos teus olhos encontro a porta aberta.

Esqueço que sou homem!
Esqueço que a vida se descobre na natureza das mentiras!
Esqueço que na verdade acerto o rumo...
Se a tua presença não me chega para repor o mundo.

É nessas ruas que descubro a tua essência...!
É pelas praças sorridentes e cheias das flores, 
Que descubro a tua presença e teus amores.
E a forma mais concreta do teu silêncio, e da tua ausência.

Para saber de ti é que corro entre endereços e prédios...
Carros, esquinas e multidões!
Para estar ao teu lado, desfaço os meus segredos.
Das coisas tolas que se ajuntam na construção dos meus medos!

Só afirmo que as palavras não mentem...
Quando as tuas respondem as minhas!
Quando sinto na alma absurda
O amalgamar de tantas noites sozinhas!

Carmem Teresa Elias e Roma Magela
Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
......................................



Sandice

Palavrório sem sustento
caos do âmago em ardil
burlando a essência febril
do verdadeiro intento...
Maior mentira não há
e nem sequer há de haver:
de que você não me ama
ou que não amo você!!!

Juliana Brasil
Petrópolis/RJ
...............................



Acabei de ler uma notícia
De fazer vibrar o coração...
Chamaram até a polícia,
Euforia, correria, grande manifestação!

EDUCAÇÃO TERÁ 10% DO PIB!
Vamos salvar o país,
Já a partir do ano que vem...
Era tudo que eu sempre quis!

Vamos,
Vamos salvar o Brasil!
Iríamos,
Não fosse o “1º de abril”.


Paulo Roberto Cunha
Petrópolis/RJ

...............................


Num bosque em plena cidade,
Estava com você
Raios de sol incendiavam tua face
Em tons degradê.

Dançamos uma canção alegre
Tocada por instrumentos flutuantes

Rolamos na relva umedecida 
E brincamos com o amor.

Porém, com o amanhecer
Veio uma declaração
E meu coração se partiu.

Aquele cenário de prazer
Era mera ilusão
Um sonho em primeiro de abril.

Leila Maria
Cruz das Almas/Ba
.......................................



Mentiu que pena perdeu 
o cristal que foi belo partiu 
festas a parte, você viveu,
data estranha é o primeiro de abril. 

Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ
..................................


Mentira!

De uma mentira
Não se faz poesia,
Nem o riso e o pranto...
Mas é assim que te amo tanto!

Não se faz de alguém
O afeto mais gostoso...!
Não causa esse arrepio na alma
O que o coração sozinho sente!

Que mesmo confessando,
Ao vento, ao tempo e a Deus clemente...
Persiste um sentimento que nunca se cala.
E que ,mesmo sendo mentira, não se acalma...!

Não se faz poesia...
E, assim, rio e choro
Verdades de um afeto vivido
Por lágrimas que se formam sem mentir.

Roma Magela/Carmem Teresa Elias
São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ
......................................


Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ
......................................



MENTIRA DE AMOR...

Dizer que não te amo, é pura mentira!
É mentira também que não te quero...
Todas manhãs é teu rosto que espero!
Viver sem te ver, coração delira!

Atira a pedra quem nunca mentiu, 
Mentira de amor, coração perdoa...
Menino qual bobão sofrendo à toa,
Numa boa, fingiu que até sorriu!

Se eu te disser que o amor acabou,
Não creia; foi a tal paixão quem inventou 
um sentimento, fora fugidio...

A cada beijo teu, sinto um arrepio...
Um calor qual invade aqui por dentro,
Do amor em que és sim,... és o único centro!

SOL Figueiredo
Campos dos Goytacazes/RJ
.............................


A metamorfose

Ao abrir a janela
para ver o mundo através dela,
uma flor me sorria
me dizendo: Bom dia!
Percebi! Era uma rosa,
me saudando em verso e prosa. 
Quem diria?

Então, me veio o porteiro 
trazendo nos lábios, um sorriso
e me disse o carteiro faceiro:
Será que estou no paraíso?

Apertei a mão do padeiro
e ele me perguntou: Só isso?

Tomei um táxi na rua,
o motorista não cobrou a passagem
e me olhando como se estivesse nua,
falou: Você parece uma miragem!

Sem nada ainda saber
continuei seguindo a viagem.
Ainda querendo entender,
fui pensando e observando a paisagem

Lá no prédio onde trabalho
todos pararam ao me ver passar,
me senti a maior carta do baralho.
Mal pude me controlar.

O povo todo me acenava
com intensa euforia
e eu inocente, confabulava:
Só quero cumprir o meu dia.

Meu chefe até então indiferente
me chamou com insistência
e me entregando um presente
me promoveu à gerência.

Voltei para casa feliz
mas pensando: Que esquisito!
Por que estão fazendo comigo isso?

Até meu homem me beijou
e me disse: que rosto bonito!
E futebol mais não jogo:
Desisto, desisto, desisto!

Dei asas à vaidade
e fui diante do espelho
afim de me apreciar
e dar uma ajeitada no cabelo.

O espelho foi comprado
num antiquário em Berlim.
O pente confeccionado
do mais puro marfim
e todo esse luxo
estava ali, só para mim.

O que aconteceu posso explicar,
Já posso soar meu clarim,
eu havia me metamorfoseado
na maravilhosa da Merilyn.

E foi por isso que naquele dia,
todos me trataram tão bem assim.

Rogéria Dezidério
...........................

MENTIRA

Não estou sabendo 
Alimentar essa mentira 
Falando que não sinto 
Nada por você.
É muito menor manter 
Esse disfarce que cada 
dia que passa aumenta 
mais a minha agonia. 
Por mais que tento 
enganar o meu coração 
acabo ferindo a minha 
alma que só quer ficar 
na sua companhia.
Até me pintou como 
um palhaço para 
ver ser mantenho 
o meu disfarce.
A única verdade é que 
sou louco por você 
Por esse motivo que 
não estou conseguindo 
sustentar essa mentira. 

ALAN BASTOS LIMA 
Petrópolis/RJ

Nenhum comentário: