sábado, 28 de junho de 2014

O amor é assim...

O amor inspira os poetas da CPI


a busca

espreito a porta
fico à sua espera
passam sombras
ventos e poeira
...nada de você.
detalhes entalhados
nos umbrais de mim
dizem ser em vão
esse querer-te-amar
(relógio possuído
pelo espírito mal
tartaruguice aguda
mas tanto faz
se penso ser o amor
atemporal e estático).
ah, o que acontece?
se de tudo sei e sei
que estás em mim
e minha és, amor,
por que ainda tremo
só de saber que estás
ali no cômodo ao lado
tão distante de mim?
o amor é coisa estranha
adentra entranha e fim.

alex avena
---------------------

Chamas do amor

O amor é o perfume da vida
a canção que amolece
o mais duro coração
é a constelação de estrelas...
entre em um céu de fantasias
O amor brilha e reflete
dentro do espelho da vida
é imagem do verdadeiro
apogeu da felicidade
Que no decorrer da vida,
você possa
cantar e encantar
encontrar e reencontrar
quantas vezes preciso for
os raios abrasadores do amor
Que os raios solares
aqueçam seu corpo,
como chamas ardente
dando vida novamente
às chamas apagadas.

Carlos Maia - Daniela Valadares Aleixo
Santa Bárbara do Leste/MG - Petrópolis/RJ
----------------------

o amor
é assim
nasce 
de almas 
afins
permanece
nos corações
se eterniza
numa história
sem fim 
num elo
numa aliança
num romance
numa amizade
em qualquer
idade
identidade.

Contessa Cavalcanti
Porto Alegre/RS
----------------------

A beleza de um amor
deve ser sempre mostrada:
por exemplo, com a flor
que se dá à namorada.

Edweine Loureiro
Japão
----------------------

Tempero da vida

Ah, esse tal de amor...
Imprevisto, repentino
Sentimento arrebatador
Mesmo que seja desatino
Amor é ternura, bem-querer
Escancarado ou à espreita
Causa euforia ou faz sofrer
Para ele não existe receita
Se há reciprocidade
É ideal, uma ventura
Pra falar a verdade,
Aí ninguém segura!
Ah, O amor é mesmo assim
Traz leveza, fascinação
Não pode ser coisa ruim
Só faz bem ao coração!

E NO DIA SEGUINTE...

Meu plano foi sumariamente anulado
Triste... sem namorado para o jantar
Dizem estar em falta no mercado
(o peixe e o pretendente), que azar!

Será desequilíbrio ambiental?
Efeito da superpopulação?
Talvez desequilíbrio emocional...
Quem sabe, falta de opção...

Sei que amanheceu e tô faminta
O banquete? Foi só na imaginação...
Terminou assim minha quinta
Ao menos sobrou a inspiração

Acho que vou rever a lista
Encaixar outras variedades
Afinal, sou mulher otimista
Sempre aberta a novidades

Ciça (Elciana Goedert)
Curitiba/PR
--------------------

Enfim chegou o vento

Circulamos, eu sou o vento
Não ando, não há como ter um canto só
Há somente as passagens 
Direções em mim desconhecida
De procurar os seus sentimentos
Onde irei pousar em uma lufada de descida
Zumbidos ou assobios chaminés caimentos
Cada um sabe de seus batimentos, ou sim,
Onde a corrente do querer dos amores lentos
Está o amor sem conduto por que o ar é quente
Mas a timidez dos repousos é acrescida 
De mais correntes de ares por entre pontos intermitentes
É assim, uma casa, um lar aberto,
O ser ali abaixado num canto, espera, que o amor lhe infiltre
Sem meios de lhe chegar mais perto, 
Pois a milímetros de seu corpo há uma mulher lhe dizendo 
O amor é assim, brisa, age numa pele em arrepio.

Fernando Sousa Andrade
Rio de Janeiro/RJ
--------------------------


Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro/RJ
-------------------------

O amor é assim...

Eu acho que o amor é uma espécie de mão invisível que fica tangendo você na direção em que pode encontrá-lo. Nem que seja num tropeção e dar de cara com uma minhoca, pra ter de amar a minhoca. Ecco, que era apaixonada por Narciso, teve seu castigo divino de ouvir a própria fala sendo repetida pelo ouvinte. Narciso nunca a amou, mas foi ela quem o viu virar flor. Hoje a gente ouve a própria Ecco interior nas escarpas das montanhas, avisando que sua busca pelo príncipe encantado vai acabar em nada. Interessante que, depois de ser consumida pela paixão pelo amor ideal, Narciso, ela finalmente descobre que teria a plenitude do amor numa florzinha azul que ele virou, e ela a cultivou e disseminou. Estou nessa fase, a da ação contemplativa do amor romântico na arte, na música, na poesia, na literatura. Num caramujo. Numa formiga, numa vespa. O amor se espalha em tudo!

Luciano Cilindro de Souza
-----------------------

Regando o amor

No jardim do meu coração
Das flores, plantei a mais bela
Adubei com muita emoção
Agora colhi e dei para ela.
Em troca recebi um sorriso
Que fez o coração acelerar
Confesso que vi o paraíso
Só de pensar em te beijar.
Pensamento se tornou real
Seu beijo é como imaginava
Fez-me ver a aurora boreal
Exatamente como sonhava.
Agora só tenho que regar 
Pois o amor é como a bela flor 
Não devemos nunca descuidar
Amor não cuidado é sinônimo de dor.

Luiz Santos
Rio de Janeiro/RJ
----------------------

Pensamentos concretos

Sempre te encontro nas minhas ilusões
Sempre te chamo nas minhas loucuras
Sempre pergunto aos nossos corações
Por que vivem assim de frescuras.
Longe de ti meus pensamentos vagam
Querendo materializar a sua presença
Com lembranças que não se apagam
Que não deixam o amor em descrença.
O tempo passa e continuo sem resposta
Pensando em tudo que agora acontece
Tomarei coragem e te farei uma proposta
Seja novamente a pessoa que me aquece.
Que meus pensamentos se materializem
Quando com os seus se encontrarem
Que as distâncias entre nós se finalizem
Que novamente possamos nos amar.
Amarmo-nos como só nós sabemos
Esquecendo de todo o mundo lá fora
Vamos repetir tudo que já vivemos
Mas vamos logo, vamos sem demora.

Luiz Santos
Rio de Janeiro/RJ
-------------------------

Teu Olhar

Me confesso assim envolvido
Na doçura desse olhar esverdeado
Nesse mar imenso de seus sonhos
Envolto na correnteza furta cor
de seus mais preciosos desejos.
Como apreciar sua boca sem provar
o beijo e a nudez da sua poesia ? 
Sem acariciar a tônus de tuas rimas,
nos caminhos mais íntimos, por entre
os versos de teus lábios cor de rosa?
Como mergulhar de vez no teu poema
e sentir o calor de seu corpo dançando,
sem mergulhar por inteiro no seu mar,
e no infinito de águas tão verdes claras, 
para sermos um só, sem tempo e sem hora?

Marco Aurélio Dartagnan
Miguel Pereira/RJ
----------------------

E o amor é assim

Surge não se sabe de onde, sem hora e sem dia
Instala-se sem permissão, recobre toda parede
Às vezes nos desacerta e às vezes há harmonia
É a fome que se satisfaz quando se mata a sede.

Penetra e tatua alguém no fundo de nós; acende
Com tinta irremovível inventa toda a decoração
Rouba e nos dá paz é liberdade que nos prende
É viagem por todos os cantos com o pé no chão.

É sofisticadamente simples ausente a definição
É tão compreensível, às vezes um tanto estanho
Potente como o ferro e derrete feito um estanho.

É uma coisa que transborda e mora no coração
Altera-nos por completo até nos dá cara pateta
Ele não faz escolhas, em todos embarca e afeta.

Raquel Ordones
Uberlândia/MG
-------------------------

Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ
----------------------

Uma declaração de amor:

Amor já declarado, Amor que afeta,
Amor até louvado, Amor que adora...
Amor com um passado, não tem hora!
Amor apaixonado, me completa!...

Cupido quem nos acertou a seta,
Reconheço, desde então, até agora...
No começo, uma paixão, já se aflora!
E hoje, um amor sem fim, a nossa meta!...

Ser tua amada, amante, a minha glória!
Vivermos este amor enfim, vitória...
Pra nossa história de amor, romance...

Nem pensar em te perder novamente,
Eu quero o teu amor eternamente,
Então te peço, ó amor, dá-me a chance!...

SOL Figueiredo
Campos dos Goytacazes/RJ
------------------------

Namorar...

Vamos namorar a Vida 
Ser amantes da Alegria 
Nos relacionar com a Paz 
Abraçar a Amizade 
Acariciar a Liberdade 
Semear o Amor e colher Felicidade.

Veronica de Mello
Petrópolis/RJ
-------------------------

Nenhum comentário: