quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Água

Água - fonte de vida 

Um dia a Confraria da Poesia Informal escreveu sobre a água, utilizando este valoroso elemento da natureza como tema. Não é necessário descrever os percursos da água e o quanto ela cura ou mata, dependendo da necessidade dos povos ou dos desastres da natureza. Uma coisa todos tem em comum, a certeza de que sem ela não há vida, em hipótese alguma, portanto cuidá-la é uma responsabilidade nossa.




............


‎Água razão da fonte

És minha esperança no amanhã 
o achado nunca perdido 
aura de todo meu corpo 
meu amor em ti é contido.

És luz na minha escuridão 
a razão do meu viver 
oásis no meu deserto 
o sol no meu amanhecer.

És quem molha a rosa do meu jardim 
a deusa do meu mundo 
és a cara metade da vida 
sem você sou poço sem fundo.

És a beleza da tempestade 
a majestade e seu cavalo 
que ocupa todo espaço 
sem você não falo, me calo.

És da vida a razão 
sem você minha voz acaba 
água é fonte de tudo, sem ela 
o mundo logo desaba.

Rodolfo Andrade – Petrópolis / RJ


............

TÊNUE

Atenção:
Num definhar agonizante,
O ribeirão nos avisa que,
Se não cuidarmos antes,
Ele não mais poderá
A nossa sede saciar.

Edweine Loureiro – Japão 


............



POESIA LÍQUIDA

A espuma é como ela : um estado de leveza...
No desequilíbrio da poesia que passa
Em busca de harmonia e de beleza!

Algum tipo de verdade há em nós
E se transforma em forma líquida pela agitação da existência, 
Assim como tudo que se externa em movimentação constante
Das fraquezas humanas e das sensações.

Poesia líquida que só existe em você,
Cujos olhos inteligentes em certas noites transformam-se em águas.
E pela maior comoção, transbordam quando a imaginação mergulha em metáforas
O banho afinal das palavras.

Palavras que existem no ar que o amor respira...
Convertem-se na poesia líquida que só sai de você.
Poesia que flui e que busca a consumação de sua existência,
Num estado de graça que o amor liquefaz em harmonia.

Carmem Teresa Elias e Roma Magela – Rio de Janeiro / RJ e São Paulo / SP


............

Reposição aquosa 

Pense em ficar sem beber
Nos dias pares não tome bebidas destiladas....
Pense em ficar sem ficar bêbado
Nos dias impares tomando ruas de idas deste lado...
Pense em ficar parado, sábado,
Indo aos bares tomando aquela cervejinha em lata.
Pense em ficar só na birita com alguma sirigaita
Bebendo rum uma, duas, três ou mais copos.
Pense que hoje é dia de seu horóscopo.
Acabou de sair no jornal que você é de peixes,
Por simples analogia
Tal ecossistema destes peixes é o reino da água.
No dia que você tiver de pileque
Que pode vir a ser dias que acabam em feira
Já que você bebe a semana inteira
Tome sempre depois do mequetrefe porre muita água.
Hidratação é tudo... meu filho!

Fernando Sousa Andrade – Rio de Janeiro / RJ

............



‎H2o

Água fria,
água morna,
água quente,
água ardente.
Há quem veja
na cerveja.
Contra o seu deleite,
água no leite.
Ah, “seu” Manuel,
esse era o tal!
Usou, usou,
abusou
e foi pra Portugal.
Água do mar
pra lavar, descarregar,
purificar.
Será?
Também se tenta
com água benta.
Eu creio e insisto:
água do peito de Cristo.

Gilson Faustino Maia – Petrópolis / RJ

............

Chuva de Mim

Líquido meu sonho
Liquido?
Água em mim
Lágrimas
Chuva
Cachoeira
Tudo lava a alma
Toda gota acalma
Enfim
Transborda!

Deliamaris Acunha – Porto Alegre / RS

............


Felipe Quirino - Rio de Janeiro / RJ
............


Lágrimas

Lá fora a chuva cai
e vai banhando
o coração ferido
que já não cabe
no peito de tanto sofrimento,
que não tem nem mais
lágrimas para chorar.
Parecer que eu tenho
no lugar do meu coração
um depósito de água
idêntico uma nuvem cinzar
que esta cheia de água
para regar a terra.
Se não houvesse água
não ia ter choro
para lavar os nossos
corações das situações
que a vida nos obrigar
a passar durante a
nossa caminhada.
Só com essas lágrimas
podemos purificar
o nosso coração
e nos tornar mais sensíveis.

Alan Bastos – Petrópolis / RJ

............


Nenhum comentário: