terça-feira, 19 de junho de 2012

SILÊNCIO

O silêncio é matéria prima necessária para quase todos os poetas. Na quietude da alma, na calada da noite, na solidão das manhãs, muitos poemas brotam pelos solos imaginários do mundo, germinando emoções profundas, transportando sonhos.
Por isso o tema foi escolhido para o debate da Confraria da Poesia Informal... Triste ou alegre, tranquilizador ou amedrontador, o Silêncio sempre tem algum sentido.

Mergulhe o seu interior!



Coração doente

Faça silêncio em meu coração
que preciso dormir o sono dos anjos,
preciso rezar com a força dos deuses,
preciso sentir a paz, simplesmente.

Deixe-me ficar à mercê do tempo,
deixe-me relaxar, esquecer qualquer medo,
não sentir desespero, não viver em segredo
quero andar a vida, casualmente.

Faça silêncio no meu coração,
preciso não lembrar dos pesadelos,
preciso não temer o anoitecer,
e viver sem o susto do repente.

Quero um silêncio que não mais conheço
quando ouço as vozes que me rondam,
quando olho a angústia do meu mundo...
Faça silêncio que estou doente!

Catarina Maul
Petrópolis - RJ


......................




Quero o silêncio
Dos lábios doces
Quero o silêncio
Dos olhos graves
Quero o silêncio
Do abraço rente
Quero o silêncio
Da poesia inteira
Quero o silêncio
Da palavra certa
Quero o silêncio
Que amar explica...

Carlos Eugenio Vilarinho Fortes
Palmeira das Missões - RS


.........................................



Devastação


o silêncio
da morte
deixa rastro
Estridente

Rosana Banharoli
Santo André - SP


..............................


Silêncio


Saiu de mim
Vejo
Desprendo
Ecos
Vazio
Silencio
Percorro
Movimentos
Calo-me
Volto
Agarro
Silencio
Saiu de mim
Perdido
Sem sentido...

JG Poeta da Alma
São Paulo - SP



.......................


Silêncio barulhento


Não há mais procura,
parece não haver mais descobertas?

Porque a distância,
algo saiu errado,
palavra não dita?

É como a gaivota errante que no ar voa,
e chega a lugar nenhum...
mas nunca desiste.

O tempo passa como o pássaro,
o rio corre e desagua no mar,
o vento sopra as tristezas e mágoas.

Você machuca com suas ilusões
eu continuo a vida que não para 
com o silêncio que se torna ensurdecedor.

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ


.......................

fecho os olhos
não, não quero
dizer nada
pelo menos por hoje
e nesse vazio que moro
nessa escuridão que habito
o silêncio me esmaga
me faz refém
todas essas emoções
que guardo amontoadas
enquanto os olhos
se voltam pra fora
adiando
o momento indesejado
já que sofrimento
só é bom enredo 
quando se trata de samba

alex avena
Petrópolis - RJ


......................


As árvores na Praça da Sé


Hoje estão silenciosas...
E na conversa com o vento
Acalmaram-se.

São sensíveis...
Não rancorosas, perdoam,
E esquecem.

Quando o amor é imenso
Pode calar-se de repente,
E sem mais, ele fenece.

Por isso, quero um tempo...
Para dizer ao mundo
Quanto te quero.

Calam-se as palavras,
Meu amor ficou sincero.
Calado ele me perde em pensamento...

E essas árvores silenciosas,
Ouvem e, calam-se.
Sensíveis como eu: perdoam.

De Magela
Rio de Janeiro - RJ


............................


Silêncio!Alma-grafia


Ouço gritos das demais vidas imaginadas, friccionadas em mim sentidas!
Por um único sentido de história, ainda caminham...
Alma-grafia entrelaçada, marcada de risos e prantos,
Que a poesia se faz enigma desses momentos tantos.

Pode ser uma tentação!
Pode ser mais uma pergunta...
A chave para abrir ciência e religião...!
E o porquê, afinal, as coisas são como são!

Tudo o que é diferente por entusiasmo da partícula de matéria...
Pode ser tão mais além!
Que não haveria razão para entender ainda mais, se tudo nos convém!

A verdade é que a vida começa e termina no silêncio da poesia...
Expressão e manifestação que cria um gesto de amor na forma de verbo.
Definir o mistério infinito de versejar e te amar com filosofia!

De Magela e Carmem Teresa Elias
Rio de Janeiro - RJ

..............................

Taj Mahal


A tua vasta ausência
de pedra
é sismo que me devasta
aprofunda abismos
e depreda
as torres do meu palacete
Arremete o aríete
em meus portões
Me veste os grilhões
da impotência

Tua torpe ausência
silencia o tempo
No templo que te erigi
só se ouve o uivar do vento
carpindo inútil lamento
do atroz vazio de ti
A dor de não mais te ter
me condena a mais viver
Teu Taj Mahal silencioso
onde jaz meu peito estrondoso


Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro - RJ


.............................


RETORNO


Eu já estava acostumado 
com as mensagens que seus olhos transmitiam.
Mas um dia...
Sempre tem um dia cinzento em nossa vida
e a distância foi a responsável
pelo silêncio que aconteceu.
Foram anos de silêncio,
trevas, tempestades.
Mas o vento da sorte soprou
e soprou forte.
A nuvem cinza desapareceu,
a lua surgiu,
o sol brilhou,
mostrou-me o itinerário,
o caminho da felicidade.
E lá estavam os seus olhos
ainda falando de amor.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ


........................


Silêncio


Ele me tortura...
me castiga.
Quero quebrá-lo,
destruí-lo...
Não posso!
O silêncio se faz presente
naquela sala de espera!

Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo - SP


......................


Silêncio


Talvez você não imagina
Tua palavra o bem que me faz
O tanto que me fascina
O sol que você me traz

Será que você não sabe
Que só quero ficar bem perto
Que o silêncio em mim não cabe
E o grito se torna certo

Que teu silêncio é barulhento
Que o eco é um tormento
Eu acho que você duvida

Que o teu silêncio não vai me calar
Se quiser que eu me cale 
terá que gritar

Luciana Cunha
Petrópolis - RJ


........................


Desejo silêncio


Desejo silêncio...
Aquele que precisamos
Para equilibrar, restaurar...recompor
Silêncio que nos leva pra dentro
Pra um encontro com a verdade
Nossa mais pura realidade.

Desejo silêncio...mas não hoje,

Hoje eu quero Rock’n Roll!

Tania Montoya
Petrópolis - RJ


.......................


Silêncio da alma


É silêncio que vibra
Em minh’alma serena
Um silêncio de mil matizes
Fundido com chuva e arco-íris

Silêncio de barcos
Que passam ao longe
Impondo um adeus.
Horas frias
Traduzindo despedidas
Na urgência de meu tempo.

Silêncio que grita pra ser ouvido
Que mexe e morde meu corpo
Obedecendo os meus sentidos.

Cúmplice, o silêncio me ampara...calo-me.

Ana Lucia Souza Cruz
Rio de Janeiro - RJ


............................


Calma que acalma


No coração do silêncio
bancos de quietude
se alojam e esperam
na calada da noite
o silenciar 
do meu coração

Jussára C Godinho
Caxias do Sul - RS


..............................


No silêncio eu Ressurjo


Ando! Porque um novo surgiu;
Deixo para o passado minha pele.
Hoje sou um novo,
Rastros do que se foi
Ficaram para atrás.
Ando...
Não olho mais,
Apenas sigo...
No silêncio repouso
Novo homem surgiu.
Nasci de novo;
Alimento-me
Não mais da dor,
Mas da sede de 
Simplesmente viver,
Pois no silencio eu ressurjo...

JG Poeta da Alma
São Paulo - SP


.........................


Meu grito ecoou no silêncio e se perdeu no vazio
Era um grito tão cheio...
Sentimentos berrados num silêncio escorregadio
Minha alma tem sede de mostrar a que veio...

Vivi Noel
Petrópolis - RJ


.......................


Silêncio


no atalho da montanha
em berço de folhas
um guerreiro descansa

Benette Bacellar
Porto Alegre - RS


............................



Silêncio


Meu silêncio é presente
Então como posso falar?
Se falo, já não é silêncio
Então, estou a enganar...


Silêncio...

...

...

...

Vania Barreiro
Rio de Janeiro - RJ


.............................


O último desafio
foi o silêncio

Tem coisas
que só eu sei
que somente na solidão
eu confesso...

Carlos Eugenio Vilarinho Fortes
Palmeira das Missões - RS


.........................................


Tua Falta


um lugar de sombras
cercado por ausências
no desespero te confirmo
o vazio que morre
no coração em silêncio

Adilson Alchuiy
Santo André - SP


...........................


Lá no fundo


No mais profundo
Do meu inconsciente
Mora a beleza
De um amor.

Que não fica misturado a vaidade
De sentimentos passageiros;
Que chegam, ocupam
E se acabam.

Não alça nenhum vôo,
Como os dos pássaros inquietos
Pelo céu infinito.
Livres e aflitos.

Não prepara os olhos 
Para todas as visões
Quando nasce
Mais um dia.

Vive calado!
Esconde-se numa forma singela
E lá no fundo é mais intenso,
Tal qual a primavera!

De Magela

Um comentário:

Maria Emilia Xavier disse...

Gilson, lindo como só vc sabe fazer. Esse transcendeu.
Parabéns a todos os Poetas, belos versos.